domingo, 26 de junho de 2022

SUSTENTO DA ALMA - "O GATO E O JOIO III"

...empilhando podres em colecção...

Em: 

https://www.psicologia.pt/artigos/ver_cronica.php?o-gato-e-o-joio-iii&codigo=CR0036&area=

2019

Psicólogo clínico (Braga, Portugal)


"Comprar gato por lebre”

“Separar o trigo do joio"


"Maria Augusta era mais uma criatura que se confundia com a banal promiscuidade entre a ambição e a capacidade.

Tinha leccionado diversas matérias, contempladas no currículo do curso da universidade onde estava empregada.

Sentia um já saturado e embaciado orgulho, mas que ainda alimentava o quase pleno prestígio de realização, cuja ressonância lhe era constantemente canalizada para a intimidade falseada e magoada, mas silenciada pela compulsão ao disfarce, a que estava tão familiarizada.

Ainda assim, continuava Maria Augusta, a fomentar a miraculosa utilitária mania, quase fetichista, no seu enquadramento profissional.

Era uma ferramenta em constante actualização e, tanto quanto transparecia das intrigas internas ao seu serviço, era um elo de ligação geral das pessoas que ali se moviam.

Quase toda a gente tinha e sustentava essa ferramenta, protegida num secretismo individualizado e fortificado.

Mais não era do que um caderno com referências bibliográficas, títulos de livros, nomes de autores, citações, máximas, premissas, enfim uma vasta panóplia auxiliar dos segredos de cada um, materializados numa cábula crescente e auxiliar em todo o percurso profissional

Era um recurso constante, enfeitador do manancial redigido e oratório.

Titularia (industrial) no seu esplendor.

O conhecimento era muito mais amplo em títulos do que em conteúdos.

Da grande maioria dos livros só o título e o nome do autor se tinham cruzado com o olhar (às vezes… também a editora).

Mas isto não era impeditivo para grandes divagações, grandes discursos, conversas, comentários, expressões de deleite até, todos dignos de moldura. Poucos liam. Liam apenas o essencial (um resumo, uma sinopse…) para construção da confabulação, eventualmente necessária para transparecer num ou noutro contexto.

Era uma competição, eram homens e mulheres em silenciosas preces divinas, disfarçadas de conhecimento, a ver quem exibia o primor da novidade mais clássica ou da mais actual, constante no cadernito (agora em formato electrónico) e adquirido, descoberto ou copiado em última hora.

O sentimento partilhado estava tão entranhado pelo comportamento infantilizante, de esconder o tesouro de cada um, que impedia que se tornassem conscientemente maduras as atitudes dentro da universidade.

Um monte de papéis na mão e um ar apressado, meio sério e longínquo, preferencialmente com um lápis apontando subtilmente para os raciocínios que se vão fingindo ter, serve eficazmente para representação de invejável qualidade na tarefa e com a garantia de qualidade (ou de “excelência”, como em voga).

Império da perícia neste disfarce, a que se fingiam alheios.

Cenário montado… infausto elenco em palco.

Como professora, Maria Augusta, era só mais uma que ia participando e vivendo neste declarado enredo, entre os sorrisos das cores que a cada um fosse conveniente e consumisse menos combustível humano.

Nisto “também sou perita”, pensava de si, num invisível sorriso.

Tinha a particularidade do exagero, que se reflectia igualmente na matéria de recolhas.

Era uma acumuladora, tal como a compulsão para o coleccionismo.

Tinha cadernos e cadernos cheios com tudo o que se possa imaginar que fossem títulos, nomes de autores, excertos e citações.

Mas impunha e cumpria a regra de apenas as consideradas grandes referências no assunto. Tudo o que não fosse assim balizado, não constava nos cadernos das cábulas de Maria Augusta, sendo considerados escritos que integravam a heresia e a ofensa académicas, apenas por generalização do preconceito e não por terem sido julgadas por leitura avaliativa.

Eram inconcebíveis e proibidas, estava banalizado, tais misturas, no interior daquelas domésticas (apesar de ferozes) guerras. Não havia brecha possível. Desde que não estivessem balizados pelas medidas estipuladas nas ocasionais valorizações institucionais, muito material escrito era condenado sem julgamento. Um texto era crucificado, sem ter sido lido, apenas porque era proveniente de alguém, lugar ou instituição, que constasse na rigorosa lista a abater.

O prestígio era o alcance geral e valia tudo para o conseguir, ou manter, ainda que apenas por construção, subjectivamente, internalizada.

Despudor de qualificação máxima.

Farsa de boa roupagem.

Esbanjador despudor… despudor ao público."


Edição: Paulo Passos


domingo, 19 de junho de 2022

SUSTENTO DA ALMA - "O GATO E O JOIO II"

...empilhando podres em colecção...

Em: 

https://www.psicologia.pt/artigos/ver_cronica.php?o-gato-e-o-joio-ii&codigo=CR0032&area=

2019

Psicólogo clínico (Braga, Portugal)

2019-05-26 | Idioma: Português 

"Comprar gato por lebre”

“Separar o trigo do joio"

"Floreado pelo insistente e competitivo aparato maníaco, Maria Augusta narrava a sua história (convenientemente divergente da história vivida), num cenário viciado por um irredutível e acrítico formato bélico.

Nela, para além de toda a indústria titular académica existente, constava tudo o que era “pós”.

Eram pós-graduações, eram pós-formações, eram pós-especializações e até pós-sub-especializações, predominantemente, sublinhava, adquiridas em universidades credenciadas socialmente, sobretudo internacionais.

(Vá-se lá saber como!).

Aliás, Maria Augusta fazia questão de não ter nenhuma referência a formações que não tivessem, no respectivo diploma, uma luminosa e brilhante ribalta circundante do aparatoso logótipo da instituição, de invejável apreciação.

Este ornamentado manancial curricular (tão em voga) era o quase único responsável pelo excesso de confiança que a assolapava, sobretudo nas aulas e, como tanto gostava, nas exibições nos congressos em que participava. Nestes, quanto maior o nível de importância por ela atribuído, menor a gradação da confiança.

Está de se ver que, se o nível de importância não fosse de topo, na sua avaliação (mais social que outro qualquer registo), o manifesto excesso de confiança ladeava, seguramente, o delírio e a bizarria.

Nunca Maria Augusta ficava até ao fim dos congressos, por ela tabelados abaixo do topo. Nestes, apresentava a sua comunicação (nos formais trejeitos e cânones escolares, exibidos com os apetrechos da mais encenada confiança) e logo se retirava com o desprezo de segura vedeta.

Retirava-se com a rapidez que era necessária à conveniente imagem de pessoa muito requisitada.

Quase sempre, o intencional motivo que debitava para se ir embora, era um avião para apanhar ou uma reunião agendada (no mínimo, de alto gabarito).

Assim enfeitava a necessidade e o desejo de admiração e de grandiosidade, para além de uma certa inveja que também estava no intento e que Maria Augusta admitia gerar.

Acreditava, quase piamente, na perfeição dos cenários por si criados, impedindo-se, assim, de perceber que era a única pessoa a crer em tão banais e disparatados disfarces.

As delirantes viagens, invariavelmente para o estrangeiro e a convite de algum meritíssimo colega académico, para integrar o programa de um, também, meritíssimo evento, tinham o condão de esconder o café que iria tomar na esplanada da esquina da rua onde morava.

Era ali, já sentada, que se aliviava das dores nos pés que os sapatos de saltos altos lhe causavam.

Tirava apenas os calcanhares, numa disfarçada aflição, que pousava no rebordo traseiro dos sapatos.

Os latejantes joanetes, já libertados, ressoavam alívio sob a forma do suspiro que, controladamente lhe saia pela boca.

(Quando sentia os calos apertados, reforçava a dissimulação e o cinismo, crendo que se safava de mais um confronto.

Mas repetia-se até à exaustão das circunstâncias.

Maria Augusta, sabia em sintomas, mas não sabia em consciência, que não pertencia à elite que ela balizava, mas que tudo fazia para se sentir integrante do elenco dessa protagonização).

Esquecia-se sempre que, tentar enfiar os deformados e doridos pés, novamente dentro da forma dos sapatos, era um trabalho que nem a sua perícia em dissimulação conseguia esconder.

Nunca enxergava que o seu feitio não a favorecia perante a crueldade de tais imposições corporais.

Traía-a o corpo, escarrapachando-se nas feições as expressões do dolorido esforço.

Aos desequilíbrios, tentava Maria Augusta, desviá-los de si e sem os entender.

As dores… escondia-as num sorriso amordaçado.

Cambaleando e de mente embaciada, ia-se traindo…!"


                                                                                                                                                                                                                                  Edição: Paulo Passos


domingo, 12 de junho de 2022

SUSTENTO DA ALMA - "O GATO E O JOIO"

...empilhando podres em colecção...

Em: 

2019

Psicólogo clínico (Braga, Portugal)


"Lá estava… de bota roçando o artelho e de joanete saliente.

Pescoço curto e a adiposidade acrescida no busto e nas ancas, camuflada por um arraialeiro, esvoaçante e comprido vestido, que a fazia sentir confiante e, delirantemente, poderosa.

Lá estava… Maria Augusta.

Maria Augusta era uma académica que, dentro dos limites da sua profissão, tinha a consideração institucional desejada, devida à sua estratégica obediência ao formalismo imposto, o que lhe conferia uma confiança legítima e protagonizada por uma certa despreocupação, causada por uma certeza cega, impedindo a manutenção da útil crítica.

Mas mais não era do que o habitual esperado e comum da maioria dos seus colegas e do geral integrante da vida académica, tida como profissional.

Salvo sejam as excepções, tudo era, sobretudo, um papel a desempenhar num invólucro plastificado de estatuto.

Prestígio, fama, admiração e conquistas invejáveis, eram as intenções nas fundações de Maria Augusta.

Não sabia como iria encontrar isso no meio profissional em que estava, mas sabia que iria descobrir.

Não sendo limitada de todo, no que se refere ao ajustamento avaliativo que, de sua conveniência, passou a manter apurado, aprendeu que não podia, ali na universidade, reger-se exclusivamente pelas peças que compunham a sua habitual roupagem.

Aqui, pensava, porque reparava, exigia-se um outro disfarce.

Confiante na sua perícia em dissimulação, sabia que tinha que integrar no seu traje regional a farda que decora o academismo.

Insaciavelmente receptiva ao disfarce, facilmente percebeu quais os itinerários psicológicos a que tinha que recorrer e que tinha que percorrer.

A isto se obrigou, sem esforço, Maria Augusta.

Posicionar-se de modo mais polido e menos exuberante, nas suas exigências mais caprichosas, dentro do emprego, passou a ser a norma.

Era uma condição.

Percebeu que exuberância excessiva e pouco polimento, no manifesto, facilmente se transformariam em obstáculos à sua integração profissional.

Evitar a catástrofe de se cumprir a fatal hipótese de exclusão, tornou-se prioridade na sua vida.

O percurso é selectivo e competitivo, pensava, mas não é difícil.

É um percurso que está travestido de impedimentos e de penoso trabalho, mas isto é apenas uma camuflagem, uma encenação intrínseca que dava jeito, cogitava.

Só tinha que se vestir de rigor, em académica.

Muita parra e pouca uva foi o aforisma que viu escarrapachado naquele meio.

Avaliou e interiorizou, passando a ser, também, a sua invisível arma de precisão.

Nestes esquemas era ela já catedrática.

Complicar o óbvio (!) - o que era isso para Maria Augusta, sorria entre dentes.

Tinha-lhe apanhado o jeito.

Controlando a impulsividade, sem estoirar (está de se ver!), aprendeu a planificar.

Foi-lhe de extrema utilidade.

Adquiriu novas ferramentas de manipulação.

Mais severas, perigosas e desumanas, sem dúvida, mas eficazes.

Mais civilizadas, dizia para si e para seu gozo, acabando por se divertir.

Estava integrada.

A partir daqui o trabalho seria o de cumprir as metas e em tempos mínimos.

Era uma escada que, diziam, como que a demonstrar avisos e alertar os perigos de eventuais criações de novos costumes. Tanto se sobe como se desce!

Essa seria a escada que Maria Augusta tinha a garantia de apenas subir.

E rápido!

Tudo estava incutido na teatralização.

O discurso (como convinha) era o do rigor, da ciência, das noites não dormidas, do estudo intenso, das infindas leituras, enfim da dura vida da seriedade académica.

A fotografia tinha que ser a da conveniência.

Isto é para lactentes, pensava Maria Augusta.

Nada que lhe tirasse o sono.

Estava em casa.

Já achava graça ao ar de superioridade que era obrigatório exibir por tanta alma, alterado no imediato, como um simples trambolhão dos saltos, quando se cruzavam, inevitavelmente, com alguém de respeito e admiração acrescidos.

A acta do reconhecimento estava repleta de candidaturas, todas elas floreadas com as mais altas condecorações e atributos vulgares no reportório académico.

O que era raro passou a ser banal, de tanto badalado mérito.

Cada currículo era um manancial de louvores e de acessibilidades conseguidas à luz das cabeças adeusadas.

A confiança estava instalada.

Tinha percebido o esquema e pouco faltaria para também dar cartas.

Era apenas um cenário de, mais ou menos, disfarçada guerra.

O que era isso para ela, quando aos três anos já ia para o infantário toda esborratada de maquilhagem, posta pela mãe.

Disfarces? Ensinar disfarces a Maria Augusta!?

Como se ela não fosse filha da sua mãe…!"


Edição: Paulo Passos


domingo, 5 de junho de 2022

CAFÉ COM LETRAS - PEGAR OU LARGAR

PEGAR OU LARGAR

(Janiel Martins, RN/Brasil)


vou largar o corpo

vou pegar os pensamentos

vou deixar as flores

vou levar a fragrância 

vou deixar o dia

vou levar a noite

Edição: Paulo Passos


domingo, 29 de maio de 2022

CAFÉ COM LETRAS - LÁGRIMAS


LÁGRIMAS

(Janiel Martins, RN/Brasil)


Que não escorrem

Como as águas

De um rio


Petrificam o corpo

Que não fode

 

Edição: Paulo Passos

domingo, 22 de maio de 2022

CAFÉ COM LETRAS - ABUTRES E ÁGUIAS



ABUTRES E ÁGUIAS

(Janiel Martins, RN/Brasil)


O abutre espera

Espera pela morte


A águia trabalha 

Trabalha no momento certo


Edição: Paulo Passos

domingo, 15 de maio de 2022

CAFÉ COM LETRAS - O VALE QUE ARDE


O VALE QUE ARDE

(Janiel Martins, RN/Brasil)


Cair sobre um vale ardente

O fôlego não tem força

A gravidade domina o corpo

 

Porque me levaste a este caminho, Satanás?

Olhando para os quatro cantos, num quarto escurecido, respondeu um EU, amedrontado.

“O diabo está dentro de mim, assim como Deus”.

 

As minhas mãos já não se levantam. Ardem os músculos, antes do meu cérebro reagir como humano. É vergonha. O meu órgão genital está sendo cada vez mais escondido...

 

... corro com as mãos tapando os colhões, ouvindo aquele homem que tem nome de cachorro, ou que o cachorro tem o nome dele, mastudo.

 

Venha enxergar o mundo, caralho. Conseguir.

 

Mas que ar gostoso é este em Braga.

Olha como se pega, o ar, com facilidade.

Táis doida?

É mais fácil se apaixonar em Portugal, do que pagar um sexto do salário em um perfume e ficar dentro de um quarto, com aquele cheiro de roupa lavada e a pele com catinga de mofo.

As pessoas não nasceram para ter.

Somos um carrapato qualquer.

A minha bexiga me deixa triste.

O meu reto já não fecha com tanta facilidade.


Edição: Paulo Passos

 

domingo, 8 de maio de 2022

CAFÉ COM LETRAS - NO JARDIM DE SANTA BÁRBARA


NO JARDIM DE SANTA BÁRBARA
(Janiel Martins, RN/Brasil)

O céu
Não é bárbaro

O chão
Não é azul

Tem mais 
Que as cores primárias

Tem mais 
Que outras cores

Onde o pensamento desliza
Pensando com as flores



Edição: Paulo Passos

domingo, 1 de maio de 2022

CAFÉ COM LETRAS - ROMA É AMOR


ROMA É AMOR

(Janiel Martins, RN/Brasil)


Escrevo palavras

Nesta terra inclinada

De lama

Iluminada pelo cristal 

Partido

 

Dói saber

Que tudo isto acaba


Entretanto 


O homem 

Troca sentimentos

Por palavras 


Que dizem conveniências

Para uns

 


Edição: Paulo Passos 

domingo, 24 de abril de 2022

ALHEIRADA COM COGUMELOS


 Ingredientes:

- Alheira 
- Farinheira
- Bacon
- Cogumelos
- Pimento
- Malagueta
- Alho francês
- Vinho branco
- Cebola
- Alho
- Louro
- Tomate
- Azeite
- Coentros
- Sal

Modo de preparação:

Em azeite, misture a cebola picada com os alhos, o bacon, o louro e a malagueta.
Adicione, depois de cortados, o alho francês, o pimento e os tomates.
Envolva e adicione um pouco de sal (pouco).
Tire a pele e parta, em bocados grosseiros, a farinheira e a alheira.
Junte ao cozinhado.


Misture os cogumelos.
Refresque com um copo de vinho branco.
Verifique temperos.


Deixe cozinhar e, depois de reduzido, polvilhe com coentros picados.
Sirva com umas tostas e um copo de vinho tinto.

Edição: Janiel Martins