sábado, 20 de fevereiro de 2016

LAGOSTA INCUBADA

Fonte da imagem: Janielson Martins
Ingredientes:

- 1 pacote de delícias de lagosta
- Vagens 
- Batata doce
- Natas / Creme de leite
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite
- Limão
- Manteiga (2 colheres de sopa)
- Farinha de trigo (2 colheres de sopa) 
- 2 chávenas / xícaras de leite
- Alcaparras

Modo de preparação:

Para o molho branco de alcaparras, misture num recipiente ao lume, a manteiga e vá adicionando a farinha aos pouco, tendo o cuidado para que esta não fique engranolada, pelo que deverá mexer bem.
Junte o leite, aos poucos e mexendo continuamente.
Adicione as alcaparras e confira os temperos.

Para o puré de batata doce, basta que estas sejam bem lavadas e cozidas com casca.
Deixe esfriar um pouco e retire a pele, esmagando as batatas, de modo a poder ser feito o puré. A este, adicione as natas, mexendo com as suas energias gastronómicas, até alcançar a textura desejada (a sua forma de o preparar é, seguramente, a melhor maneira de o confeccionar, nunca descuidando o facto deste puré se querer adocicado).

Para as vagens, a forma é a mais simples e clássica de cozer legumes, salteando-os, posteriormente, com um fio de azeite.

Descongele as delícias de lagosta, corte-as longitudinalmente e grelhe-as, suavemente e apenas para dourar a superfície, numa frigideira com um pouco de azeite.
Dê uma chuvada de sumo de limão por cima e ... entretenha-se como melhor lhe apetecer!

De lagosta, esta receita nada tem e, muito menos (felizmente) do seu preço!
De enganosa lagosta, até pode ter um pouco...
De lagosta incubada, tem tudo! ... desde que a sua criatividade e satisfação consigam nascer! 






sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CAFÉ COM LETRAS - VIANA DO CASTELO

VIANA DO CASTELO
(Pormenores)

Alto Minho
Portugal

Capital da Província do Alto Minho, Viana do Castelo é uma das mais emblemáticas terras portuguesas, tanto pela sua localização geográfica, como pela sua caracterização histórica, cultural e psicológica.

É uma cidade integrante da Região Norte de Portugal, com 38.045 habitantes e capital do distrito do Alto Minho, cuja população atinge os 88.725 habitantes (censos de 2011). Ocupa uma superfície de 318,6 km².

    Cidade  que se orgulha de primar pelo acolhimento e pelo requinte com que as suas gentes preservam e integram a tradição com a sustentabilidade da modernidade.


A beleza da arquitetura, a beleza esculpida nas praças, ruas, sítios, dão a necessária cobertura para que o apetite seja o de ficar.

Viana do Castelo é, para Portugal, uma referência ímpar do folclore dançado e cantado. É de Viana a assinatura dos trajes mais representativos de Portugal, tanto dentro como fora de portas.

Integração e pertença são significantes que adornam, no imediato, a existência de qualquer viajante. 

Cidade de mar, cidade de rio, cidade de campo, cidade de montanha, é, sobretudo, cidade de gente de pujança.

Cidade de pesca e de construção naval, cidade do colorido, do cantado e rodado, cidade do sorriso em que o ouro se pendura.

Sublime gastronomia, desporto, praias, filigrana (com o coração de Viana como um fiel e requintado símbolo de Portugal), cerâmica, são elementos integrantes da riqueza e abertura desta cidade que suporta, no seu seio, a simpatia e a sã nobreza dos seus cidadãos, para com os recém-chegados viajantes.

Obrigatória a paragem no Museu do Traje, pela viagem que proporciona, com um louvável retorno. Duradouro na temporalidade do passado, revendo-se nos posicionamentos futuros.

A verticalidade das convicções, adicionado à ternura da bravura das histórias de vida, tornam o Bairro de Pescadores, na zona ribeirinha, um merecido e devido local de apreciação.

Não desperdice uma aula de História Naval, através da visita ao navio hospital, agora museu atracado na doca de Viana: o navio Gil Eannes.

A notável, famosa e badalada Romaria de Nossa Senhora da Agonia, em Agosto, transforma a cidade num monumental espetáculo de luz, cor, gente, alegria e, indubitavelmente, da constante novidade oferecida pelas saudosas tradições.
A wikipédia salienta, o que se transcreve sobre a Romaria de Nossa Senhora da Agonia:
"A afeição à Senhora d’Agonia surge em 1751. A sua imagem entrou na Capela do Bom Jesus nesse ano e é aí que se inicia a devoção. Mais tarde, em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos permitiu que fosse celebrada nesta capela (conhecida agora como Capela da Nossa Senhora D’Agonia) uma Missa Solene, todos os anos no dia 20 de Agosto. Data escolhida como Feriado Municipal da cidade de Viana do Castelo.
Em 1861 a Festa Solene é ultrapassada pela Romaria, esta última assume mais importância e torna-se tão grandiosa que acaba por extravasar a Festa Religiosa. Torna-se um arraial repleto de cantares ao som de violas, de danças, um arraial extravagante. Em 1862, a Romaria assumiu tamanha popularidade que se calculava que o fogo de artifício era já contemplado por mais de cinquenta mil pessoas. (...) .Em 1906, nesta Romaria nasce a Festa do Traje e dois anos depois, em 1908, dá-se a primeira Parada Agrícola (nos dias de hoje é o tão famoso cortejo etnográfico).
A partir daqui a Romaria deixa de estar limitada ao Campo da Agonia e invade toda a cidade. No mês de Agosto toda a cidade se encontra com espírito de festa, são as Festas de Agosto e maiores festas do Minho.
Atualmente estas festas decorrem na semana de 16 de Agosto. Incluem diversos desfiles com cabeçudos, gigantones, zés-pereiras (grupos de bombos), carros alegóricos, uma grande variedade de trajes regionais de onde se destacam sempre as peças em ouro que as mulheres carregam, fogo de artifício e uma procissão. (...). Estas festas continuam a atrair todos os anos milhares de visitantes à cidade." 

Nobre no caráter, Viana do Castelo, apresenta-se com a permanente alegria, com os testemunhos do casario palaciano, na cortesia e mestria do ar que, tanto o de mar casado com o de campo, induz ao visitante a ânsia de voltar.

Bolas de Berlim ... não são Bolas de Berlim ... são de Viana!!!
São as categóricas, insubstituíveis, irresistíveis  e notáveis Bolas da Confeitaria Natário, em Viana do Castelo.
Deguste-se com a soberba vista no miradouro do monumental Santuário de Santa Luzia.
Ninguém se fica por uma só. Imperdível ... !!! 

Cidade integrante na população e população integrante na cidade. Um passado, um presente e um futuro em aderente comunhão!


Saudosamente ... até breve!

Bem hajam vianenses. Bem haja Viana do Castelo.

    Fonte das imagens: Janielson Martins e Internet




quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

FÍGADO CEBOLADO

Fonte da imagem: Janielson Martins
Ingredientes:

- Fígado (quantidade que desejar)
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- Leite
- 1 limão
- Cravinho em pó (a gosto)
- Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Com os fígados fatiados (que mais apreciar!), tempere-os com sal, pimenta, os alhos esmurrados, as folhas de louro e o cravinho.
Cubra tudo com leite e deixe repousar durante 2 horas, revolvendo de vez em quando. O leite ajuda a tirar a excessivo sabor e cheiro do sangue.
Descarte o molho, ajuste temperos e grelhe o fígado, numa chapa previamente aquecida, juntamente com a cebola cortada às rodelas.

Coloque tudo numa travessa e regue com o sumo do limão.
Acompanhe, por exemplo, com um contrastante arroz de bróculos.


  Os restantes contrastes serão da sua autoria. Bom proveito !
Viva! Não se esqueça ...!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

SUSTENTO DA ALMA - ALFARRABISMOS

Há um motivo válido e de preciosidade acrescida, para que esta matéria seja escrita na primeira pessoa do singular.

Sem poder considerar ou desconsiderar este invulgar, em mim, formato de escrita, não saberei, contudo, se será a última vez que o farei. Certamente que não!
Ver-se-á a seu tempo! Vale a intenção de hoje!

Os prazerosos momentos que deste atual blog têm nascido e acrescido na minha vida, jamais poderiam permitir alhear-me de celebrar o seu 1º mês de existência, com uma sorridente congratulação a ele próprio.

Hoje (17/02/2016) faz o seu primeiro mês. É um início!

É, sem dúvida, quase um manifesto parecido a um exercício narcísico!  Mas quem não o faz, em pontos de exigência comemorativa?

É, provavelmente é mesmo um excedente ... !!! Enfim!

Mas é um início, é uma proximidade de uma cronologia...!!!

.....     .....     .....

É um renascimento; não um procedimento regressivo !!!

.....     .....     .....

Se, por associações livres, se atingem as esferas mais profundas das existências, as associações menos livres, porque mais rígidas, fomentam factualidades a que qualquer pensamento fica rendido. São quase postulados, são convenções, são matéria do impensamento. Não são pensáveis, existem por si e para todos, estão aquém e além da consciência quotidiana e social. É assim! É sempre assim, ... é como o Alfa, a primeira letra do clássico alfabeto grego. Foi, é e será sempre a primeira! 
Não se resmunga!

Dela (alfa) surgem as palavras que instruem o conhecimento, no simbolismo da metafísica. 
Não o conhecimento informativo, escarrapachado nos manuais, nos jornais e tele-jornais, na internet, nas escolas e universidades. 
Não o saber acumulado por infrutíferas leituras infundadas no indivíduo, ou por falsas e convenientes mestrias auto atribuídas, em vários e abundantes setores profissionais e sociais. 

Mera auto-valorização coletiva! É para desovar ... !!!

Alfa, é a primeira letra do alfabeto grego. Em linguística, dela saíram os Alfarrábios, os Alfarrabistas, os Alfarrabismos (!) e significantes afins.
É aqui, no cenário do simbólico e metafórico genuíno saber, incluso neste vocábulo Alfa (...), que habita o saber puro, o saber correlacionado, o saber não materializado num programa de licenciatura ou de mestrado ou de doutorado; o saber não protocolado, nem acumulado pelo saturante vício do martelante tecnicismo.

Voltando à ginástica narcísica ! ... 
Numa das incursões que fiz pela Europa e, a especificar, na nobre, notável, monumental e belíssima cidade do Porto, que sempre visito, em Portugal (quanto a mim ... une ville magnifique!), fui privilegiado com os vários encontros, visitas e gratas tardes passadas com alfarrabistas nos seus próprios palácios, prenhos de serenidade como só a sabedoria sabe e pode ter.

Cidade cheia, cidade rica nestes meandros da cultura, cidade ilustremente feliz na sua fartura livresca, jamais estará alheia à grandiosidade Alfa.

Alfarrabistas, espaços de nobreza ímpar, pela arquitetura, pela decoração, pela história, pela alusão e ode, pelo passado e futuro, pela ética e estética, passando pelas imensas oportunidades momentâneas (mas eternas) de se estar em contacto com materiais que dignificam a maioridade do homem - o Livro e o seu habitat! 
Não o livro cuja capa é a fotografia do/da "escrivador ou escrivadora". 
Não o livro de prateleira limpa, mas o limpo livro de se saber. O limpo livro que se procurou sem se saber que estava. Está sim! está sempre um deles a suspirar e a procurar por alguém. Por si!
É mendiga a relação do livro.
Mas é maior, a ingratidão. E que ingratidão! A ingratidão de não se saber ouvir um livro! De não se estar sintonizado com o seu chamamento!

Os doutos, que se alastram como pragas por este chão mundano e escarrado de mágoas, eternos carregadores de cópias de saberes-fazeres (que outros, esses sim, inovadores criadores, fizeram!) nas suas pálidas mentes e que se intitulam magníficos e eleitos dotados, ..., (sendo que, de sapiência, têm coisa nenhuma), morarão na eternidade do destino, travestidos com berrantes qualificações penduradas nos seus frágeis e inseguros egos, quais carnavalescos e recalcados galões de imitação!  
Foram, são e serão os perpetuadores da valorização das réplicas ... das falsificações!
Nunca serão Alfas!

Este texto, dedicatório ao mundo Alfarrabista, é um louvor a todos os que se movimentaram, movimentam e movimentarão, no cerne do nobre ofício sobre o Livro.
Conhecedores eficazes do livro, sabem o livro, integram o livro.

Desconhecem, naturalmente, os/as "escrivadores/ras" descoloridos/as com o desespero da falta de protagonismo, ou mesmo dos comprados protagonismos. Contudo, os mundos alfarrabistas lidam bem com os escritores e as escritoras, com os criadores.

Alfarrabistas, gentes que enaltecendo e mantendo a literatura secular e futura vivas, enaltecem a mais pura variante da clareza da  liberdade - o Livro, aberto a todos. O justo respeito.

Mundo do Alfarrabismo, mundo primeiro, mundo Alfa!

Bem hajam!



Bem haja e parabéns pelo primeiro mês de vida da empresa COMER E SABER.


Poéticos, saborosos e eternos apetites ... !!! Apetites que se querem Alfas, primeiros, como a primeira letra grega ou como Alfarrabista!


Fonte das imagens: Coleção de Janielson Martins





terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

CAFÉ COM LETRAS - BARCELOS

Resultado de imagem para Barcelos portugalBARCELOS
(Pormenores)

Baixo Minho
Portugal

    Localizada na Região Norte e na Sub-Região do Cávado (rio), na Província do Baixo Minho, Barcelos é sede Municipal de um conjunto de 61 Freguesias, abrangendo uma superfície total de 378,9 km².

              População concelhia: 120.391                                                                          
              População da sede do concelho: 20.625

    Terra de tradições, modernidade e desenvolvimento.
    Barcelos atribui-se, justamente, como um bastão do artesanato português.

    Resultado de imagem para Barcelos portugalCestaria, latoaria, tecelagem, olaria, ... , entre outras, é o artesanato uma poderosa e preciosa realidade da identidade de Barcelos.
    Destaque para a olaria, eventualmente por ser a criatividade mais divulgada e reconhecida, tanto em Barcelos como no resto de Portugal, bem como fora de portas portuguesas!
    Louváveis são todos os nomes que embelezam e relevam o artesanato de Barcelos, tanto nas suas manifestações utilitárias, como no figurado.
    Nomes como Júlia Ramalho (neta de Rosa Ramalho, figura ímpar no meio da cultura do artesanato português), Baraça, Júlia Côta, Conceição Sapateiro, entre outros, dão rosto e existência a padrões tanto de carácter figurativo, como a padrões de categorização portadora de marca e assinatura de reconhecimento.

    Terra do Galo. 
    O Galo de Barcelos.
    Simboliza, pela via do Galo, a terra Lusa, ou Portugal e o povo português.

    A história que se petrificou na lenda do Galo, relata o seguinte (Fonte: wikipédia):                            
    Resultado de imagem para Barcelos portugal
    .....     .....     .....     .....     
    "A lenda do Galo de Barcelos narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado. Está associada ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico, situado no Paço dos Condes de Barcelos.

    Um dia, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego (*)  que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.

    Resultado de imagem para Barcelos portugalCondenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:

    - "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."
    O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.
    Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago, monumento que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos. Este também é representado pelo artesanato minhoto, geralmente de barro, conhecida por Galo de Barcelos e é um símbolo de Portugal e foi adotado pelo dramaturgo português Gil Vicente como sua mascote."
    "Gil Vicente" é a designação oficial do clube de futebol da cidade de Barcelos.
    O Minho, aliás como todas as Regiões de Portugal, tem na sua Culinária e Gastronomia um dos brasões de acolhimento.
    Circular por Barcelos é circular por um rico e irresistível mundo gastronómico, certamente com saliência para a cozinha tradicional e sempre atual cozinha minhota.
    Rojões à moda do Minho (imagem à esquerda); vitela, bacalhau, papas de serrabulho (imagem à esquerda), polvo assado, lampreia (de época),..., complementados com sobremesas de requinte histórico e orgulho social, integram os cardápios, entre outras iguarias, sustentando o tradicional com as variantes de modernidade. Barcelos é, também, um considerado centro produtor de vinho verde.

    Viaje e fique, harmoniosamente, a sentir e a olhar...!!! 
    Barcelos, cidade a acolher por tão bem se ser acolhido!

(*) cidadão natural da Galiza - Região de Espanha
Fonte das imagens: Janielson Martins e Internet

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ESPARGUETE À BOLONHESA

Fonte da imagem: Janielson Martins
Ingredientes:

- Esparguete 
- Carne moída (a gosto)
- Molho de tomate (o vilão ...!!!)
- 2 colheres (de sopa) de polpa de tomate
- Azeitonas q.b.
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1/2 pimento
- 2 folhas de louro
- Azeite
- Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Coza o esparguete ao seu gosto (tendo em atenção que, quando o misturar com a carne e com o molho, ele poderá cozinhar mais um pouco).

Pique a cebola e os dentes de alho, levando-os a refogar ligeiramente, num tacho com azeite.
Adicione a carne moída, o pimento picado e o louro, mexendo e apurando a seu gosto, ao que deverá acrescentar o molho de tomate (caseiro ou de compra, desde que não colida o seu determinismo) e a polpa.
Tempere com o sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo regularmente.
Finalize, misturando as azeitonas (elemento facultativo, como é óbvio!) e sirva com raspa do seu predilecto queijo.


Não precisando de aconselhamento ou de sugestões, resta servir-se como entender!                                                                                                                                                                                                                                            

domingo, 14 de fevereiro de 2016

ESCONDIDO DE FRANGO E TOMATE

Fonte da imagem: Janielson Martins
Ingredientes (para a massa):

- 2 chávenas / xícaras de farinha de trigo
- 1 chávena de leite
- 1 colher (de sopa) de manteiga
- 1 colher (de chá) de fermento
- 1 colher (de chá) de sal
- 1 dente de alho (muito bem picado)

Modo de preparação da massa:

Num recipiente, coloque a farinha, a manteiga, o sal, o fermento e o alho e misture bem até tudo se diluir e confundir.
Acrescente o leite, aos poucos, sempre amassando com as mãos, até o preparado se soltar do recipiente.
Trabalhe bem a massa, acaricie-a e, cobrindo-a, leve-a a repousar durante cerca de 30 minutos.

Ingredientes (para o recheio):

- 400 gramas de peito de frango
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1/4 de pimento
- 4 colheres (de sopa) de polpa de tomate
- 2 tomates
- Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação do recheio:

Num tacho com água e sal, coloque o frango,  metade da cebola, 1 dente de alho, tudo previamente cortado aos pedaços.
Deixe ferver e cozer até que seja possível desfiar a carne.
Depois de cozinhado e esfriado, desfie o frango.
Pique, entretanto, a cebola e o alho, para fazer o refogado.
Refogue e vá adicionando os tomates e o pimentão picados e adicione o frango já desfiado, bem como a polpa do tomate.
Tempere e deixe incorporar os sabores.

Com a massa esticada a seu gosto (quadrada, redonda, oval ... tudo que seja a seu desejo!), seleccione uma parte, que será a base da empada, na qual se colocará o recheio. 
Entretanto, com a outra parte da massa, e depois do recheio ter sido colocado, cubra-o de modo a forrar todo este.
Deverá deixar massa suficiente nos contornos de modo a poder embrulhar todo o recheio, sem que este escorra (esta técnica só será eficaz, se for a sua!).
Tendo sido esta operação, já realizada numa assadeira, leve-a ao forno aquecido a 140 graus, durante o tempo necessário para a dourar.


Retire do forno, deixe arrefecer até à temperatura que lhe agrade e, 

bem instalada/o no seu sítio de eleição ... 

... não permita interrupções... !!!


/////// \\\\\\\