(Pormenores)
Alto Minho
Portugal

É uma cidade integrante da Região Norte de Portugal, com 38.045 habitantes e capital do distrito do Alto Minho, cuja população atinge os 88.725 habitantes (censos de 2011). Ocupa uma superfície de 318,6 km².
Cidade que se orgulha de primar pelo acolhimento e pelo requinte com que as suas gentes preservam e integram a tradição com a sustentabilidade da modernidade.
A beleza da arquitetura, a beleza esculpida nas praças, ruas, sítios, dão a necessária cobertura para que o apetite seja o de ficar.
Viana do Castelo é, para Portugal, uma referência ímpar do folclore dançado e cantado. É de Viana a assinatura dos trajes mais representativos de Portugal, tanto dentro como fora de portas.
Integração e pertença são significantes que adornam, no imediato, a existência de qualquer viajante.
Cidade de mar, cidade de rio, cidade de campo, cidade de montanha, é, sobretudo, cidade de gente de pujança.
Cidade de pesca e de construção naval, cidade do colorido, do cantado e rodado, cidade do sorriso em que o ouro se pendura.

Obrigatória a paragem no Museu do Traje, pela viagem que proporciona, com um louvável retorno. Duradouro na temporalidade do passado, revendo-se nos posicionamentos futuros.
A verticalidade das convicções, adicionado à ternura da bravura das histórias de vida, tornam o Bairro de Pescadores, na zona ribeirinha, um merecido e devido local de apreciação.
Não desperdice uma aula de História Naval, através da visita ao navio hospital, agora museu atracado na doca de Viana: o navio Gil Eannes.
Não desperdice uma aula de História Naval, através da visita ao navio hospital, agora museu atracado na doca de Viana: o navio Gil Eannes.
A notável, famosa e badalada Romaria de Nossa Senhora da Agonia, em Agosto, transforma a cidade num monumental espetáculo de luz, cor, gente, alegria e, indubitavelmente, da constante novidade oferecida pelas saudosas tradições.
A wikipédia salienta, o que se transcreve sobre a Romaria de Nossa Senhora da Agonia:






Nobre no caráter, Viana do Castelo, apresenta-se com a permanente alegria, com os testemunhos do casario palaciano, na cortesia e mestria do ar que, tanto o de mar casado com o de campo, induz ao visitante a ânsia de voltar.

Bolas de Berlim ... não são Bolas de Berlim ... são de Viana!!!
São as categóricas, insubstituíveis, irresistíveis e notáveis Bolas da Confeitaria Natário, em Viana do Castelo.
Deguste-se com a soberba vista no miradouro do monumental Santuário de Santa Luzia.
Ninguém se fica por uma só. Imperdível ... !!!
Cidade integrante na população e população integrante na cidade. Um passado, um presente e um futuro em aderente comunhão!
Saudosamente ... até breve!
Bem hajam vianenses. Bem haja Viana do Castelo.
Fonte das imagens: Janielson Martins e Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário