sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CAFÉ COM LETRAS - VIANA DO CASTELO

VIANA DO CASTELO
(Pormenores)

Alto Minho
Portugal

Capital da Província do Alto Minho, Viana do Castelo é uma das mais emblemáticas terras portuguesas, tanto pela sua localização geográfica, como pela sua caracterização histórica, cultural e psicológica.

É uma cidade integrante da Região Norte de Portugal, com 38.045 habitantes e capital do distrito do Alto Minho, cuja população atinge os 88.725 habitantes (censos de 2011). Ocupa uma superfície de 318,6 km².

    Cidade  que se orgulha de primar pelo acolhimento e pelo requinte com que as suas gentes preservam e integram a tradição com a sustentabilidade da modernidade.


A beleza da arquitetura, a beleza esculpida nas praças, ruas, sítios, dão a necessária cobertura para que o apetite seja o de ficar.

Viana do Castelo é, para Portugal, uma referência ímpar do folclore dançado e cantado. É de Viana a assinatura dos trajes mais representativos de Portugal, tanto dentro como fora de portas.

Integração e pertença são significantes que adornam, no imediato, a existência de qualquer viajante. 

Cidade de mar, cidade de rio, cidade de campo, cidade de montanha, é, sobretudo, cidade de gente de pujança.

Cidade de pesca e de construção naval, cidade do colorido, do cantado e rodado, cidade do sorriso em que o ouro se pendura.

Sublime gastronomia, desporto, praias, filigrana (com o coração de Viana como um fiel e requintado símbolo de Portugal), cerâmica, são elementos integrantes da riqueza e abertura desta cidade que suporta, no seu seio, a simpatia e a sã nobreza dos seus cidadãos, para com os recém-chegados viajantes.

Obrigatória a paragem no Museu do Traje, pela viagem que proporciona, com um louvável retorno. Duradouro na temporalidade do passado, revendo-se nos posicionamentos futuros.

A verticalidade das convicções, adicionado à ternura da bravura das histórias de vida, tornam o Bairro de Pescadores, na zona ribeirinha, um merecido e devido local de apreciação.

Não desperdice uma aula de História Naval, através da visita ao navio hospital, agora museu atracado na doca de Viana: o navio Gil Eannes.

A notável, famosa e badalada Romaria de Nossa Senhora da Agonia, em Agosto, transforma a cidade num monumental espetáculo de luz, cor, gente, alegria e, indubitavelmente, da constante novidade oferecida pelas saudosas tradições.
A wikipédia salienta, o que se transcreve sobre a Romaria de Nossa Senhora da Agonia:
"A afeição à Senhora d’Agonia surge em 1751. A sua imagem entrou na Capela do Bom Jesus nesse ano e é aí que se inicia a devoção. Mais tarde, em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos permitiu que fosse celebrada nesta capela (conhecida agora como Capela da Nossa Senhora D’Agonia) uma Missa Solene, todos os anos no dia 20 de Agosto. Data escolhida como Feriado Municipal da cidade de Viana do Castelo.
Em 1861 a Festa Solene é ultrapassada pela Romaria, esta última assume mais importância e torna-se tão grandiosa que acaba por extravasar a Festa Religiosa. Torna-se um arraial repleto de cantares ao som de violas, de danças, um arraial extravagante. Em 1862, a Romaria assumiu tamanha popularidade que se calculava que o fogo de artifício era já contemplado por mais de cinquenta mil pessoas. (...) .Em 1906, nesta Romaria nasce a Festa do Traje e dois anos depois, em 1908, dá-se a primeira Parada Agrícola (nos dias de hoje é o tão famoso cortejo etnográfico).
A partir daqui a Romaria deixa de estar limitada ao Campo da Agonia e invade toda a cidade. No mês de Agosto toda a cidade se encontra com espírito de festa, são as Festas de Agosto e maiores festas do Minho.
Atualmente estas festas decorrem na semana de 16 de Agosto. Incluem diversos desfiles com cabeçudos, gigantones, zés-pereiras (grupos de bombos), carros alegóricos, uma grande variedade de trajes regionais de onde se destacam sempre as peças em ouro que as mulheres carregam, fogo de artifício e uma procissão. (...). Estas festas continuam a atrair todos os anos milhares de visitantes à cidade." 

Nobre no caráter, Viana do Castelo, apresenta-se com a permanente alegria, com os testemunhos do casario palaciano, na cortesia e mestria do ar que, tanto o de mar casado com o de campo, induz ao visitante a ânsia de voltar.

Bolas de Berlim ... não são Bolas de Berlim ... são de Viana!!!
São as categóricas, insubstituíveis, irresistíveis  e notáveis Bolas da Confeitaria Natário, em Viana do Castelo.
Deguste-se com a soberba vista no miradouro do monumental Santuário de Santa Luzia.
Ninguém se fica por uma só. Imperdível ... !!! 

Cidade integrante na população e população integrante na cidade. Um passado, um presente e um futuro em aderente comunhão!


Saudosamente ... até breve!

Bem hajam vianenses. Bem haja Viana do Castelo.

    Fonte das imagens: Janielson Martins e Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário