domingo, 6 de setembro de 2020

CAFÉ COM LETRAS - O FIGURADO DE BARCELOS... UM OLHAR ESPECIAL

Qualificadas produções integradoras,

 fruto das articulações e partilhas entre a 

Câmara Municipal de Barcelos 

e a 

Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) - Barcelos.

Congratulações aos protagonistas...

Vistas e sentidas representações culturais em modo artesanato, 

riqueza nacional indubitável,

de uma região artística em que Barcelos é capital.

"Nas flores de um terraço senti a festa de uma cidade. As pessoas trouxeram galinhas, coelhos, galos capões e vacas tresmalhadas, mataram as saudades e soltaram gargalhadas. É dia de feira e a alegria foi a primeira a comprar ovos e verduras. Aqui as pessoas são puras. Conta a lenda que o galo cantou, que se fez justiça. Eu diria que jamais se calou. Até hoje. Porque aqui ninguém compra nabo e leva nabiça. Que continue assim, que está bom para mim. Agora, peço desculpa,mas vou só ali comprar laranjinhas, as doces, claro está, que o meu coração está esfaimado de ternura." 

(Pedro Seromenho)


Manifestos antropológicos de elevado (e estimável) valor cultural e afectivo.

"Embrenhado nas almas quentes de um Junho que se colora. Colora-se de Sol, das cores e com o gáudio dos que o anseiam. SÃO JOÃO. Versão de Santo venerado. São João criado e figurado, nos meandros da livre imaginação. Criação. Concretização da matéria irreal, povoadora da colectividade das mentes. Cordeiro de protecção. Símbolo aconchegante, símbolo de amparo. Ganhar figuração é ganhar identidade. Visão de esperanças, de anseios e de crenças. SÃO JOÃO. Santo festeiro e baptismal, Santo padroeiro e popular. Um Santo companheiro. Sendo três, numa trindade de cumplicidades. São três... são três os Santos do Povo. Os Santos de Junho, os Santos de ovação. O António, o Pedro... e o João." 

DESTE SÃO JOÃO (Paulo Passos)

Os trabalhos são produções dos utentes do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais -APAC) e os respetivos textos que os ilustram são de diversos colaboradores convidados para o efeito, podendo, o catálogo, ser adquirido na APAC, em Barcelos.

As criações podem ser visitados no catálogo que perpetua a completuda da exposição e o lançamento do livro (Feira do Livro de Barcelos / Portugal de 2018).

Bem haja Barcelos.

Bem haja aos artistas.

Bem haja gente de Barcelos.

(Releva-se que a totalidade das peças integrantes do catálogo não estão aqui reproduzidas, por motivos de natureza organizativa. Se a globalidade dos trabalhos fosse aqui mostrada, daria a esta matéria uma extensão incomum a um artigo de blogue. Ficam, indubitavelmente, as congratulações e felicitações a todos os artistas participantes, por igual.)


  (Fonte das imagens: catálogo da exposição)

Edição: Paulo Correia