quinta-feira, 3 de março de 2016

CAFÉ COM LETRAS - ILHA DA BOAVISTA, CABO VERDE


BOAVISTA

Ilha da Boavista 



Cabo Verde 


País insular, Cabo Verde, está localizado no Oceano Atlântico, na costa Ocidental de África.
É formado por 10 Ilhas de origem vulcânica e localiza-se, no seu ponto mais próximo do continente, a cerca de 450 km de África, continente que integra o País.

A cerca de 3,30 horas de Portugal (a Norte) e das mesmas horas do Nordeste do Brasil (a Sudoeste), Cabo Verde privilegia-se pela sua central posição geográfica, no Oceano Atlântico.

No sentido de Oriente para Ocidente, estão as Ilhas da Boavista; Sal; São Nicolau; Santa Luzia (desabitada); São Vicente e Santo Antão, formando o Grupo das Ilhas do Barlavento (Norte do Arquipélago).

Igualmente no sentido de Oriente para Ocidente, localizam-se as Ilhas do Grupo do Sotavento (Sul do Arquipélago), constituído pelas Ilhas do Maio; Santiago; Fogo e Brava.

Tanto pelo Grupo do Barlavento como pelo do Sotavento, localizam-se diversos Ilhéus e Ilhotas desabitadas, circundantes das Ilhas.

Cabo Verde tem cerca de 500.000 habitantes.

A cidade da Praia é a Capital do País e localiza-se na Ilha de Santiago.
Santiago é a Ilha com maior superfície e com maior número de habitantes. 
Mais de metade da população de Cabo Verde reside na Ilha de Santiago.

A população das Ilhas de São Vicente e de Santo Antão, ocupa os segundo e terceiro lugares, em número de habitantes.

A língua oficial, em Cabo Verde, é o Português. A língua quotidiana, em Cabo Verde, é o Crioulo caboverdiano. A população fala o que entender!


Requintes e vivências da Ilha da Boavista


A Ilha da Boavista, apesar de ser a terceira maior em área, com 31 km de Norte a Sul e com 29 Km de Oeste a Leste, é a segunda menos habitada, contando com cerca de 6.500 habitantes.
Se, porventura e consoante os gostos, se pensar que poderá faltar em número de pessoas é, seguramente, compensado pela qualidade destas e por toda a riqueza (cultural, histórica, antropológica, psicológica, social e ambiental) que compõe a Ilha.

Juntamente com o Sal e o Maio, Boavista é uma das Ilhas de praias, ..., e que praias! E que água! O azul turquesa, se teve algum local para nascer foi, indubitavelmente, nas límpidas águas da Ilha da Boavista.
A beleza que as praias conferem na Ilha, é de desejar suster a vida, para que a hora da partida não chegue.

O quotidiano em Sal-Rei (Capital da Boavista), é um desígnio da tranquilidade e do prazer.
Garantias do mais qualificado, fortalecedor e aconchegante relacionamento, desde o nascimento, da díade mãe/filho, com mãos libertas para o labor do dia-a-dia.
O quotidiano da Ilha é um notável império de nobreza natural, onde os vestígios de cada um, poderão ser encontrados na oferta que a Ilha fornece em cada olhar. 

Olhar, olhar a vida da Ilha. 




Ser da Boavista não é ser um ilhéu. 

É ser um ilhéu da Boavista!

As gentes, primeiramente, são a ternura e a calorosa honestidade.
Os ofícios tradicionais, mantidos pelos valores seguros da identidade da Ilha.
Os ritos, as crenças, os hábitos, ... dançam da serenidade à certeza inabalável.
A gastronomia, deliciosa na sinceridade, na cor, na forma, no aroma e no sabor.
A dança, a literatura, a música, o artesanato, a pintura e a escultura, ocupam relevante e justo lugar de pódio, nos manifestos enraizados e disponíveis para o futuro, garantindo o presente.

A dádiva maior, o cerne da existência da Ilha, a população, que encanta e se encanta no orgulho da pertença integrada e sustentada.



A aproximação à Ilha é um raro deslumbre de novidade. 
A aproximação à Ilha, nas vezes seguintes, é um deslumbre de felicidade, repleto das protetoras sensações de quem chega ao desejo.


A aproximação à Ilha faz-se pela via da ânsia de abraçar quem nos completa, de regressar aos locais de referência psicológica.






A Música e a Dança

Está atribuído à Boavista, a Ilha de nascimento da música que maior simbolismo e representatividade oferece ao País - a Morna!
Imperdoável seria, neste campo das artes, não referenciar em homenagem, a nobre Cesária Évora, cantora do Mundo, nascida em Cabo Verde (Ilha de São Vicente, 27/08/1941 a 17/12/2011).
Cesária Évora foi e será a imperatriz e porta voz da música caboverdiana no Mundo.
Transporta, porque eterna, Cabo Verde nas melodias que trás em si, com a elegância e a beleza que, só e apenas, a simplicidade pode ter.

Cesária Évora não é de Ilha, é do Arquipélago, é de Cabo verde. 

É também do Mundo que ajudou a embelezar.

"Sodade" (1992), provavelmente é o poema com maior divulgação e projeção, a que Cesária Évora deu voz, numa melodiosa letra que incorpora significados de sentimentos, forçados pela dor ao silêncio, dos caboverdianos.

  


Sodade


Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Ess caminho
Pa São Tomé

Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau

Si bô 'screvê' me
'M ta 'screvê be
Si bô 'squecê me
'M ta 'squecê be
Até dia
Qui bô voltà

Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau




O Landu ou Lundum 
(Fonte: Guia Turístico - Câmara Municipal da Boavista)

"Dança em movimento binário de origem africana, cuja raiz está ligada ao batuque.
No séc XVIII, o Landu tornou-se muito popular tanto no Brasil como em Portugal, para onde foi levado.
Segundo referências de musicólogos, o Lundum sofreu várias transformações de acordo com o País para onde foi levado.
Em Cabo Verde, mais propriamente na Ilha da Boavista, o Landu, provavelmente trazido do Brasil, também é dançado (um tema único mas desconhecendo-se a letra), com uma particularidade. Só se dançava nos casamentos (antigamente, pois hoje já não acontece assim).

...   ...   ...   ...   ...

À meia noite ... quando se aproxima a hora do "Retiro dos Noivos", o dirigente do grupo dos músicos (composto por violinos, violões e cavaquinho) pega na "rabeca" e faz os primeiros acordes como sinal; então, os convidados, que já estão à espera, de ouvido à escuta, gritam: "ali Landu, d`já tcha hora d`badja Landu"!
Os noivos são quase "empurrados" para o meio da sala. Dançam até se sentirem cansados, ou satisfeitos e só então é que vão os padrinhos, os pais e os familiares dos noivos.
Se há na sala namorados, estes são empurrados também para irem dançar.

                                                                     ...   ...   ...   ...   ...


O Landu só é dançado de gravata e casaco e, enquanto os noivos permanecem na sala, ninguém está autorizado a tirá-los, por muito calor que faça".



A Cachupa

Como em todo o Cabo Verde, também na Boavista, a cachupa é o prato gastronómico mais emblemático.
É o prato que suporta as honras da casa do País.
Como tudo, existem variadas formas de a confecionar e mesmo de a classificar, sendo a internet uma possível via de acesso à informação sobre a confeção e caraterização da cachupa. 
Sugere-se que o melhor é considerá-la pela sua riqueza antropológica e nutricional.
Não se deixe intimidar com o absolutismo dos ingredientes. Lembre-se. "quem não tem cão, caça com o gato!".

Uma dica - no dia seguinte, com o que sobrou da cachupa, coloque uma frigideira ao lume com um pouco de azeite (ou outra gordura), generosamente coloque uma quantidade da cachupa e deixe fritar um pouco.
O crocante que se vai formando, pelo tostar das beiras que encostam ao fervente do recipiente, é alimentador, tanto na musicalidade, como no aroma.
A cereja em cima do bolo é um ovo frito sobre esta cachupa de dia seguinte!



A Olaria

Rabil, segunda Vila da Ilha e localidade onde fica o aeroporto internacional da Boavista, dista cerca de 7 Km de Sal-Rei.
É um centro de cerâmica com significado para a Ilha, tanto no que se refere aos meios de produção, como os da empregabilidade e formação, na sua vertente de Centro de cerâmica/Escola.



A produção respeita o passado, na manutenção de peças com registo histórico-antropológico, como se inova, numa parceria com a modernidade, em constante projeção futura.
Insere-se, igualmente, no registo das criatividades contemporâneas, ajustadas às necessidades das inovações artísticas dos seus criadores.
De registar também os materiais de cerâmica de construção, integrantes no conjunto global produtivo da olaria utilitária e da figurativa/decorativa. 


Salienta-se, justamente, que a Ilha da Boavista não se resume a Sal-Rei e a Rabil.
Povoações como Fundo das figueira; Cabeço dos Tarrafes; Bofareira; Povoação Velha; João Galego, Estância de Baixo; Espigueira ,..., são outras localidades onde, com garantia, se poderá cruzar, não apenas com os poéticos nomes das terras, mas também com as deliciosas relações que todas têm para oferecer.




Integração e "Sodade"

... O (re)encontro com a Ilha fica tatuado nas profundas esferas de essência individual. 

É no re-encontro constante do mar com a Ilha, com a ternura da quentura do vento que
lambe a pele, que o chegante se vê e revê.
Acarinhando, porque se é acarinhado, numa Ilha onde quem chega se rende à adoção
.
Quando se chega à Boavista, fica-se da Boavista ... !!! 

Aterrar na Ilha, ser beijado pelo ar, mudar de roupa e abraçar gente, incorporar o mar e ... mais tarde ...

... um jantar num dos variados e excelentes locais para o efeito!
Enquanto espera, poderá ir saboreando o que entender!

... adormecer feliz e acordar melhor ... 


Saudosamente,
Bem haja, Ilha da Boavista !
Bem haja, Cabo Verde !

Fontes:
- Guia Turístico da Câmara Municipal da Boavista
- Internet
- Janielson Martins



quarta-feira, 2 de março de 2016

CAFÉ COM LETRAS - JÚLIA RAMALHO

Júlia Ramalho

(*)
Nascida em 03 de Maio de 1946

Freguesia de São Martinho de Galegos 
                                                      
Barcelos

Portugal



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Artesã ceramista de representação portuguesa e internacional, alude-se pelo consolidado tom de cristalino mel, que está já brasonado nos seus trabalhos.

Portadora e merecedora de variadíssimos prémios, alusões, reportagens, referências, citações, enobrece o seu país, com o orgulho de quem nunca se desenraizou do seu material de virtuosa génese: "com o barro nasci, com o barro hei-de morrer" (citação de Júlia Ramalho).

A infinita imaginação, coaduna-se com a finita materialização de figuras mas de infinitas formas de se sentir.
Tanto no figurado como no imaginário, Júlia Ramalho preenche-se com a novidade da criação, exaltando-se, sobretudo, nas mitológicas criações de sua autoria e que contradizem com a exatidão da objetividade da física.

"Nos conteúdos da sua imaginação, encontram-se as vias de concretização para a matéria irreal, imaginária e prenhe dos medos e assombrações que povoam a colectividade das mentes.
São os medos, as fantasias, os fantasmas, os demónios, os monstros que com ela ganham forma.
Ganhar forma é ganhar identidade e, neste sentido, Júlia Ramalho, concretiza a possibilidade da existência dos medos, sem os manter na inexistência. 
Quando há matéria para o medo e para a irrealidade, há alvo para o confronto, deixando-os suspensos pela ausência da falta da matéria.
Neste sentido, Júlia Ramalho é uma preciosa materializadora de instrumentos catárticos, na prol da elaboração e da resolução dos internalizados medos.
São os fantasmas, os monstros, os receios, as medonhas armadilhas mentais que se criam através do conto, da lenda, da história que intentam em manter o medo, a obediência e o desconhecimento. São os inconscientes artefatos, comuns do folclore, são os pregões balizadores de padrões de conduta, trazidos à exposição da luz, para poderem ser julgados (elaborados). 
Castiga-se o medo através da sua realização em matéria. 
Materializando-se o medo, este perde o seu território, dando lugar ao ajuste impacto da desnecessária existência de angústia ou de medo. 
Angústia e ansiedade, quando não há objeto; e medo quando a imagem do objeto está, física ou mentalmente, presente.
O mecanismo interpretativo é o mesmo do da segurança que um crente sente, ao tocar numa imagem da sua devoção, sobretudo em momentos de sentido desespero." (Paulo Passos).

Júlia Ramalho, um nome que me encaminhou para o mundo do fantástico, onde o material explicativo e analítico, se me depararam frontalmente.

Apreciei, admirei, pasmei, mas, sobretudo, louvei.
Ainda não tive a nobreza de viver o encontro com Júlia Ramalho, mas, estou certo, não será para longe, essa minha entusiasmante e ansiada visita.

As peças da autora em questão, que aqui debito em fotografia, são parte de uma coleção particular do notável trabalho de Júlia Ramalho, com quem debati os elementos que enformam esta matéria.














Como brasileiro e como brasileiro nordestino, onde o mito canta de galo (eventualmente como o de Barcelos) e a lenda dita , ... , como poderia ter ficado alheio à grandiosidade deste território do inconsciente e do imaginário, que aflorou à crista do dia pelas mãos de Júlia Ramalho? 


Não deixarei de a aludir, Júlia Ramalho! 
Nobre mulher do figurado e nobre poetisa do imaginário e do inconsciente.


Cordiais saudações.



Edição: Janiel Martins
(*) Imagem trabalhada. Fotografada do livro: "Júlia Ramalho - 50 anos de barro".







terça-feira, 1 de março de 2016

CAFÉ COM LETRAS - PADROEIRA DO BRASIL


Nossa Senhora da Conceição Aparecida

usualmente conhecida por:

........ Nossa Senhora Aparecida .........




A data:

Dia 12 de Outubro de 1717

O local:

Brasil

Rio Paraíba do Sul 

Guaratinguetá

Estado de São Paulo  

Os pescadores:

Filipe Pedroso

Domingos Garcia

João Alves

A ocorrência:

Após desesperados e continuados momentos de vazia produção na pescaria, é que, António Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, pescadores de seus ofícios, depois de múltiplas e infrutíferas tentativas para apanharem pescado, puxam a rede e colheram uma estatueta decapitada de Maria SS (Santíssima).
Recolheram o corpo e, de seguida a cabeça, que vinha igualmente presa na rede da pesca.
A surpresa invadiu os pensamentos e expressões dos três pescadores, pela invulgar ocorrência.
Maior foi o espanto quando, após recolherem as duas partes da imagem, e lançaram, de novo, a rede, verificaram a monumental quantidade de peixe que nela vinha.

A correlação milagrosa estava instalada e, depois dos cuidadosos trabalhos de limpeza e restauro, os pescadores partilharam, a sua já devota ligação à imagem, com toda a população que, naturalmente aumentava, fazendo aumentar a fé.

Por iniciativa da população e posta em prática pelo pároco da localidade, foi construída um local de oratório, onde a imagem foi colocada.

O rápido aumento de vocações e de fiéis, obrigou a que outra capela fosse construída e com maior capacidade para albergar o crescente número de adoradores.
Esta capela, construída em 1745, foi erguida no Morro dos Coqueiros, tendo passado a designar-se por Aparecida, atualmente, a cidade de Aparecida do Norte.

A crescente devoção deveu-se a uma pescaria rara e colossal, tida por três homens pescadores e, em tese, cercada de ocorrências e contextos invulgares, mitificando a essência através do dogmatismo e mistério da crença e da fé.

A população da região de Guaratinguetá, rendeu-se aos fatos e à presença da milagrosa fé, numa fase inicial e, posteriormente, todo o Brasil estava rendido à crença, à fé e à devoção à imagem decapitada e encontrada numa rede de pesca, no rio Paraíba do Sul. 

A Padroeira:

Venerada pela Igreja Católica, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Padroeira do Brasil, em 16 de Julho de 1930, por assinatura em Decreto, efetuado pelo Papa.
  
O Brasil era, assim, solenemente, consagrado a Nossa Senhora Aparecida. 
Contudo, e de merecida referência, salienta-se que o Papa formalizou um ato, que há muito já era consagrado e reclamado pela população brasileira.

Foi o Brasil que se consagrou à sua Senhora ...
... na devoção de um Povo que aclama:

“Senhora Aparecida, o Brasil é vosso! 
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente. 
Paz ao nosso povo! 
Salvação para a nossa Pátria! 
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, O Brasil, em vós confia! 
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama, Salve Rainha"

........ Nossa Senhora Aparecida .........
- Padroeira do Brasil -

... imagens de coroas polidas por infinitas horas de mãos em preces,
 de infinitas horas de mãos penitentes ,..., 
de infinitas horas de mãos, mãos suadas de dor ,..., desesperos, lágrimas, 
confortos e gratidões ...
... das gentes brasileiras ...


Romaria - Um Poema:


... de Renato Teixeira, ao que Elis Regina deu voz ...

É de sonho e de pó
O destino de um só
Feito eu perdido
Em pensamentos
Sobre o meu cavalo
É de laço e de nó
De jibeira o jiló
Dessa vida
Cumprida a sol

Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida
Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida

O meu pai foi peão
Minha mãe solidão
Meus irmãos
Perderam-se na vida
À custa de aventuras
Descasei, joguei
Investi, desisti
Se há sorte
Eu não sei, nunca vi

Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida
Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida

Me disseram, porém
Que eu viesse aqui
Pra pedir de
Romaria e prece
Paz nos desaventos
Como eu não sei rezar
Só queria mostrar
Meu olhar, meu olhar
Meu olhar

Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida
Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida
.....     .....

Fonte da imagem:  Janielson  Martins

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segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CAFÉ COM LETRAS - UM CALULU, LEMBRANDO SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

São Tomé e Príncipe é um país arquipélago da costa oeste de África.
É formado por 2 Ilhas (São Tomé e Príncipe), sendo a sua capital a cidade de São Tomé, localizada no nordeste da Ilha, com o mesmo nome.
O país tem uma população aproximada de 190.000 habitantes.

São Tomé e Príncipe, jamais pode ser referenciado sem se aludir à pojante vegetação que ali prolifera.
Em São Tomé e Príncipe não é possível existir alguém que se consiga alhear da força e do poder do crescimento da paradisíaca e luxuriante vegetação, bem como das suas múltiplas ribeiras que irrigam toda a Ilha, desvanecendo-se pelos ecos e pelas ressonâncias que se entranham pelo verde.

Praias de notabilidade rara, com o turquesa do atlântico a comandar, logo seguido da fabulosa temperatura da água, para os apreciadores de águas generosamente mornas.

A imaginária linha do Equador, atravessa este país, precisamente no Ilhéu das Rolas, magnífica ilhota a sul da ilha de São Tomé.

Produtor de café e cacau (e que cacau!), de sol e calor, da refrescante e aliviante chuva, temperando todos os mais requintados gostos e exigências, São Tomé e Príncipe assume um merecido lugar de pódio, nalgumas artes da sua gastronomia, apenas ultrapassado pela categórica genuinidade da população.

Impensável referenciar São Tomé e Príncipe, sem aludir, em ode, ao teatro.
Em São Tomé e Príncipe, o teatro adquire dimensões de extraordinária notabilidade e peculiaridade. 
Assume-se na designação de Tchiloli. 
Centra-se na representação teatral de intentos gravados no cerne da existência santomense. 

O tchiloli é para ser apreciado, degustado e, lentamente (ou, usando a expressão "leve-leve", muito comum na população local), digerido, deixando-o incorporar-se ao seu jeito!
O tchiloli integra, notavelmente, o património cultural de São Tomé e Príncipe, sendo um manifesto artístico imperdível, tanto pela raridade dos seus formatos, como pela riqueza dos seus conteúdos.

A imagem acima é um quadro (integrante de uma coleção particular de um colecionador europeu) do artista plástico santomense - René Tavares. 
René Tavares, um nobre e louvável nome, completo nos meandros da qualidade artística, tanto em São Tomé e Príncipe como no estrangeiro. 
A mestria do desenho espelha a mestria do ticholi, não fosse René Tavares um marco da grandiosidade artística que São Tomé e Príncipe, honrada e orgulhosamente, tem, para oferecer, deliciando, ao mundo.


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Calulu ! Um calulu ... !!! ...

Numa culinária variada e conjugada com as ofertas da Ilha, sobressai, entre outros deliciosos degustes, o famoso calulu.

São várias as descrições sobre a origem deste prato. Contudo, a garantia, é de ser de África.
Provavelmente oriundo de Angola, sendo, na atualidade, uma referência também atribuída a São Tomé e Príncipe.

Há calulu de peixe, de frango, de porco e,..., o melhor de todos, ..., o da sua imaginação!

Um calulu !! .. muito santomense (ou são-tomense) ... pelo menos na intenção e no carinho !!!

Este será um calulu de entrecosto de porco!

Excluindo a narrativa descritiva das quantidades, para aumentar a liberdade decisória, o pacote dos ingredientes deste calulu, inclui:

(Advertência: Não se deixe intimidar pela falta de determinados produtos. Siga o provérbio: "quem não tem cão, caça com um gato"!)

- Entrecosto de porco; azeite de denden; tomate; cebola; alho; quiabos; beringela; espinafres; couve; pimento / pimentão; malagueta; casca de óssame; misquito ou mosquito (erva aromática santomense); limão; coentros; colorau; sal e ... as suas excelentes competências imaginativas.

Corte as tiras do entrecosto e coloque os pedaços numa panela com o azeite de denden (pode optar por misturar esta gordura com azeite de oliva) e o colorau.
Mexendo com o seu jeito, deixe que a carne fique cozinhada.
Ainda respeitando o seu jeitinho, corte todos os legumes, deitando-os para a panela onde está a carne.
Os sabores e aromas irão sendo conjugados, à medida que vão sendo mexidos e misturados, com a ternura devida.
Adicione o sal, o óssame, o misquito e a malagueta.
Espere que tudo fique combinado!


Já no prato, polvilhe com coentros picados e raspa de limão ou, se assim entender, faça chuva com o sumo!


                         ... use o pretexto que entender para repetir ... que pode, até, ser nenhum! 


Fique feliz ... fique muito feliz !




Fonte das imagens: Janielson Martins   









domingo, 28 de fevereiro de 2016

SUSTENTO DA ALMA - DENUNCIAR E COMBATER A HOMOFOBIA


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... denunciar e exigir justiça célere e prática,
 sobre tudo e todos os que atentam contra os direitos humanos, 
é um indicador de respeitável equidade civilizacional,
 a que nada nem ninguém podem ficar alheios ...



Todos os dias, as notícias sobre crimes contra pessoas LGBT (sigla identificadora de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, Transexuais e Simpatizantes), invadem alguns  dos boletins divulgadores de informação. 
Felizmente que o silêncio já não é um reino ... mas, infelizmente, outros desses meios informativos e institucionais, silenciam-se nas suas próprias intenções!

......... despertando ......... 

O nosso país - Brasil - ocupa o primeiro lugar mundial nos manifestos homotransfóbicos, com o número mais elevado de registos de crimes desse índole, sendo seguido pelo México e pelos EUA (curiosamente ... 3 países americanos), segundo informações recolhidas na wikipédia.
Se assim, estamos (todo o povo brasileiro) tristemente sós e abandonados neste 1º lugar do ranking da incivilização...

Em: http://www.pragmatismopolitico.com.br, numa matéria inerente aos 10 países socialmente mais avançados do mundo, pode-se ler que, o país da América Latina melhor colocado ocupa a 24.ª posição, estando o Brasil localizado na 42.ª posição.
Dos 10 países socialmente mais avançados, referidos no citado artigo, 7 são europeus e todos do Norte da Europa, sendo estes os países onde se encontram os menores índices de homotransfobia.

Segundo informações do GGB (Grupo Gay da Bahia - Brasil), um homossexual é vítima de homicídio ou suicídio, por motivos inerentes à homotransfobia, em cada 28 horas, sendo que, em cada hora, se verifica um manifesto agressivo a pessoas LGBT.
Salienta ainda, este grupo de trabalho que, cerca de 70% dos casos de homicídio, ficam impunes, perante os meios disponíveis para o cumprimento de justiça.

Formas de luta, contra esta epidemia nacional, deveriam estar na base das discussões e com imediatas e severas punições, sendo que, lamentavelmente, em moralidades discordantes fora dos seus próprios limites de interesse, o aparato disfarçador ocupa a primazia das intenções ... ficando tudo travestido, tudo incubado!...!!!...
Neste cenário, quase institucionalizado, os crimes continuam sob o lema do abuso de direitos e sob o lema da facilidade com que cada mera opinião ou cada básico impulso se transforma em lei.

Contribuindo para a divulgação de manifestos anti-homotransfóbicos e prestadores informativos e explicativos preciosos sobre esta matéria, está o artigo que se encontra disponível em http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0333 (Portal dos Psicólogos) e que aqui, textualmente, se transcreve.

Texto exemplarmente esclarecedor e de devida leitura, escrito por 3 psicólogos portugueses ... "Ensaio sobre a homofobia":

" Ensaio sobre a homofobia

2013
Psicólogos Clínicos 





Nos anos 70 do século XX, foi usado pela primeira vez o termo “homofobia”, no sentido de sistematizar e caracterizar um conjunto de constructos psicológicos, de natureza sócio-cultural, tradutores do princípio pelo qual alguns indivíduos estão construídos no sentido de sentirem aversão a qualquer postura homossexual.

Sendo que, os sistemas sociais são predominantemente heterossexistas, ao longo do percurso histórico, a incidência derivativa da homofobia centra-se no heterossexismo e está baseado num conjunto de representações mentais e crenças, que assumem a heterossexualidade como a única forma natural e normal das sexualidades.
A homofobia refere-se às atitudes e comportamentos de hostilização e de repulsa, face a relações afectivas e/ou sexuais, entre pessoas do mesmo sexo, adicionado ao ódio pela existência de sentimentos homossexuais noutras pessoas.
Caracteriza, a homofobia, o medo e o resultante desprezo por pessoas homossexuais, sentidos por outros indivíduos e, como designação utilizada para descrever o medo de amar ou de estar intimamente com alguém do mesmo sexo, ela (homofobia) é, de facto, fruto do medo, dos homofóbicos, de eles próprios serem homossexuais, ou que pensem que o são.
Este medo, na construção psicológica dos sujeitos é, na realidade genuína, já que a maturidade dos factores da personalidade e ela própria, estão aquém da funcionalidade das instâncias superiores, pela sobrecarga do constante efeito dos mecanismos de defesa instalados, sempre ao serviço da manutenção da falsa integridade do indivíduo, mas com a cobrança inerente, através do impedimento da consciencializações das verdadeiras representações e pulsões.
No estudo efectuado por Adams, H. ; Wright, L. e Lohr, B., do Departamento de Psicologia da Universidade de Georgia - U, e intitulado Is Homophobia Assocated With Homosexual Arousal?, é demostrado que os sujeitos masculinos tidos como heterossexuais e homofóbicos, sentiram, em cenário experimental, estimulação sexual, medida através da erecção peniana, quando expostos a visualização de cenas filmadas de comportamentos homossexuais masculinos. Não foi verificada erecção peniana nos sujeitos masculinos heterossexuais não homofóbicos e expostos, igualmente, à visualização de cenas filmadas de comportamentos homossexuais masculinos.
O medo da consciencialização da génese pulsional, nos indivíduos homofóbicos e no que se refere ao desígnio sexual, parece estar na origem das posturas psicológicas face à homossexualidade, bem como do recurso às protecções psíquicas em serviço para o impedimento dessa consciencialização.
As manifestações de homofobia estão, comummente referenciadas, a vários níveis, onde o reportório atitudinal e comportamental, oscila de entre a repulsa e a aceitação, passando pela a pena e a tolerância.
Sendo que a “repulsa” se refere a uma condição de doença, de pecado ou mesmo de crime ofensivo, onde tudo é justificável para corrigir, ou segregar as pessoas homossexuais; a “aceitação” subentende, como forma de homofobia, que existe alguma coisa para ser aceite, não existindo a variante de aceitação / não aceitação, face há existência da heterossexualidade. Entre estes dois níveis, estão definidos a “pena”, onde a homossexualidade é tida como uma representação, identidade e existência de menoridade, face à heterossexualidade, esta sempre preferível a modelar; assim como a “tolerância”, onde a homossexualidade é vista como um período transitório de imaturidade, comum até mas, tacitamente ultrapassável.
Um contributo para o entendimento da necessidade dos indivíduos homofóbicos se defenderem, face às suas representações e pulsões de identidade sexual e que dominância de mecanismos defensivos, está referenciado no estudo de Lewis, A. e White, J., intitulado The Defense Mechanisms of Homophobic Adolescents Males.
Segundo o citado estudo, os principais processos psíquicos de protecção, ao serviço dos sujeitos homofóbicos são a “projecção”, a “denegação”, a “racionalização”, a “idealização”, a “formação reactiva”, a “sublimação” e o “recalcamento”, defesas definidas pelo discurso psicanalítico e que se referem a um conjunto de operações onde a finalidade é reduzir ou suprimir, qualquer modificação susceptível de pôr em perigo a integridade e a constância do indivíduo, como apontado no Vocabulaire de la Psychanalyse de Laplanche, J. e Pontalis, J-B, manual que suporta as definições dos diversos mecanismos de defesa e neste ensaio são aplicados às posturas de homofobia.
As pessoas homofóbicas utilizam o mecanismo de defesa da “projecção”, através da expulsão de si próprio e localização noutra pessoa, sentimentos, desejos e qualificações que o próprio recusa em si, ou seja, as atribuições homossexuais parecem estar, objectivamente, no próprio homofóbico.
A “denegação” é um processo pelo qual os sujeitos homofóbicos, embora formulando os seus desejos, pensamentos ou sentimentos, até aí recalcados, continuam a defenderem-se deles, negando que lhes pertençam.
O processo através do qual os indivíduos homofóbicos procuram apresentar uma explicação ou justificação, que pareça coerente ou lógica, para as atitudes, actos, ideias ou sentimentos que possuem, mas cujos verdadeiros motivos não se apercebem, é designado por “racionalização”.
A “idealização” traduz o mecanismo intrapsíquico, facilitador do reforço da representação dos valores do próprio homofóbico, levados à “perfeição” (ego ideal) e garantindo assim os seus pontos de vista, sendo que a “formação reactiva” é um procedimento de recurso do homofóbico, onde se espelha o hábito psicológico em sentido oposto a um desejo recalcado e constituído, reactivamente, em oposição a esse desejo.
De igual dominância de caracterização da produtividade defensiva do homofóbico, estão a “sublimação” e o “recalcamento”, onde a sublimação revela a tendência em canalizar para alvos não sexuais, as actividades operativas e funcionais, mascarando a genuína pulsão e identidade, para alvos socialmente valorizados; enquanto que o recalcamento, se traduz pelo mecanismo onde o homofóbico procura repelir ou manter no inconsciente, as representações ligadas às suas pulsões.
Em reflexão e em notável desprezo pela insuportável, corrosiva e miserável “ordem natural das coisas”, é de sublinhar que a liberdade e igualdade geram abstração e esta gera liberdade e igualdade, contrariamente aos movimentos discursivos e opinitivos de conveniência que geram concretismo e este gera regência pré-conceptual, funcionando, assim, como travão, oportuno e defensivo (medo das auto-consciencializações), ao compromisso facilitador de evolução dos sistemas sociais nas suas variantes de direito, justiça e alteridade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Adams, H. ; Wright, L. e Lohr, B., Is Homophobia Assocated With Homosexual Arousal?, Journal of Abnormal Psychology, 1996, Vol. 105, Nº 3, pg 440-445
Laplanche, J. e Pontalis, J-B, Vocabulaire de la Psychanalyse, Presses Universitaires de France, Paris, 1981
Lewis, A. e White, J., The Defense Mechanisms of Homophobic Adolescents Males, Journal of Adolescence, 2009, Vol. 32, pg. 435-441 "


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