quinta-feira, 1 de junho de 2017

SUSTENTO DA ALMA - MAIS UM DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Porque ...

Ninguém é livre 
com a mente enganada, 
a alma esmagada 
e a barriga vazia...!!!

... importa não esquecer ... re-edita-se ...
Hoje, 01/06/2017, faz um ano que se escreveu assim, neste blog:
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1 de Junho 

... comemoração do Dia Mundial da Criança ...

Haverão motivos para ser um dia de festa?
 Ou, infeliz e contrariamente, haverão motivos (de sobra!)
para ser um dia de luta(o)?

LIBERDADE, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.

IGUALDADE, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.

JUSTIÇA, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.


Dia Mundial da Criança - todos os ... Primeiro de Junho.

Hoje, 01 de Junho ... é Dia Mundial da Criança ...!!!

No contributo das comemorações deste dia (que ainda tem que ser assinalado ...), revela-se de importância maior, salientar e recordar alguns passos determinantes para o entendimento do que é o Desenvolvimento e, acrescida importância ... do Desenvolvimento da Criança.


Mas ... antes, um memorando sobre os DIREITOS DA CRIANÇA...


Lê-se em Wikipédia, a enciclopédia livre:
"Declaração Universal dos 
Direitos da Criança
Declaração dos Direitos da Criança foi proclamada pela Resolução da Assembleia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959.
Tem como base e fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitadas e preconizadas em dez princípios.
Princípios
Ata da criação da Declaração dos Direitos da Criança - UNICEF

Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
·         A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer excepção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.
Princípio II - Direito a especial protecção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
·         A criança gozará de protecção especial e disporá de oportunidade e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade
Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.
·         A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.
Princípio IV - Direito a alimentação, moradia e assistência médica, adequadas para a criança e a mãe.
·         A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
Princípio V - Direito a educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
·         A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
·         A criança necessita de amor e compreensão, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de sua mãe.
Princípio VII - Direito a educação gratuita e ao lazer infantil.
·         O interesse superior da criança deverá ser o interesse director daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
·         A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
·         A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.
Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
·         A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar entre os primeiros a receber protecção e auxílio.
Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
·         A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objecto de nenhum tipo de tráfico.
·         Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
·         A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes."

Sublinha-se, entretanto que, ..., não apenas neste dia, mas em qualquer outro e em qualquer ponto do planeta, a exigência do cumprimento dos Direitos da Criança 
é uma OBRIGAÇÃO colectiva. 

É ... revelando o que é o desenvolvimento da criança ...!!!

Comemorando ... escarrapacha-se aqui, orgulhosamente, mais um texto do meu querido e admirável homem - Paulo Passos, que está datado de 9 de Junho de 2000 e publicado no Jornal Correio do Minho (Braga, Portugal) no dia 12 de Junho de 2000.

"Ensaio sobre a infância" ... nem a propósito ... 
para ser acrescentado à revisão dos DIREITOS ...


Aos (des)governantes, que o são ... por sufrágio (ou outros meios ... de duvidosa justiça) ... 
isto é para tatuar na alma ... !!!

Não é apenas para mais um momento inútil de blá-blá-blá e lero-lero-lero
 ... que tanto gostam ...!!!  Entendido? ... Ou é preciso fazer-se um desenho?

Façam de conta que são competentes ... !!! ... aliás, como sempre fizeram...!!!
Psicologia e Justiça são dois excelentes pilares de construção ambiental ...
... poderiam começar a ler qualquer coisita sobre isto! 
Se não entenderem ... podem sempre ter explicações! Sem desculpas!


Extermínio ao culto das diferenciações sociais entre crianças (e entre todos!) ... 
(lamentavelmente e, em abono da verdade, ... psicossocialmente, 
é preciso existir o desprotegido/desfavorecido
para o protegido/favorecido confirmar 
a sua protecção/favorecimento e condição de privilegiado)
... há crianças desprotegidas/desfavorecidas 
das obrigatoriedades do cumprimento dos DIREITOS, 
enquanto outras esbanjam regalias ...

Infeliz miséria ... nutrir e enfardar o próprio psiquismo à custa das fomes de crianças ...


Denunciar os falsos benfeitorismos e as comissõezecas 
(à custa de dinheiros públicos)
que existem e que pouco rendem e fazem, para além de sugarem alguma coisita
(gorda!) para os bolsos próprios e de enfeitarem a vida
de muita Barbie e muito Ken ...
... tão abundantes por aí e por aqui ...!!! Será praga ... !!!???

TRABALHO CONCRETO PARA EXTERMINAR DESIGUALDADES ... 
... PRECISA-SE ... COM URGÊNCIA.
LUTAR CONTRA O MAL E O PROMOTOR DO MAL.
LUTAR CONTRA O MAL TRAVESTIDO DE BEM.

ACORDAI GENTE... há crianças a morrer de fome (e de outras moléstias), 
enquanto O PODER INSTITUCIONAL E POLÍTICO (e o poder do AMIGUISMO), 
finge que trabalha, entretido à volta de uma mesa, sorridente ... 
com intervalos longos, frequentes
e bem recheados de COMIDA ...!!! Paga com dinheiros de quem?

(DMC) Dia(s) Mundial da Criança - Igualdade e Justiça, onde estais vós?
... todos são ramos da mesma árvore ...


IGUALDADE É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA

JUSTIÇA É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA

LIBERDADE É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA

Ninguém é livre 
com a mente enganada, 
a alma esmagada 
e a barriga vazia...!!!

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Re-edição: Janiel Martins e Paulo Passos
Imagem (DMC) - internet

domingo, 28 de maio de 2017

CAFÉ COM LETRAS - COISAS PARA MURMURAR ALTO


Fonte da imagem: internet
PARA VIVENCIAR NADAS
(Ondjaki, Angola)

borboleta é um ser irrequieto
para vestes usa pólen
tem um cheiro colorido
e babas de amizade.
descola por ventos
e facilmente aterriza em sonhos.
borboleta tem correspondência directa
com a palavra alma.
para existir usa liberdades.
desconhece o som da tristeza
embora saiba afogá-la.
usa com afinidades
o palco da natureza.
nega maquilhagens isentas
de materiais cósmicos. como digo:
pó-de-lua, lápis solar
castanho raiz, cinzento-nuvem.
borboleta dispõe de intimidades
com arco íris
a ponto de cócegas mútuas.
para beijar amigos e vidas ela usa olhos.
borboleta é um ser
de misteriosos nadas.

Ondjaki. Fonte da imagem: internet
Ser SER
(Ondjaki, Angola)

seja ruído
seja beijo
seja voo
seja andorinha
seja lago
seja pacatez de árvore
seja aterrizagem de borboleta
seja mármore de elefante
seja alma de gaivota
seja luz num olhar
seja um cardume de tardes
e grite: JÁ SOU


Almeida Garrett. Fonte da imagem: internet
ESTE INFERNO DE AMAR
(Almeida Garrett, 1799-1854 / Portugal)

Este inferno de amar - como eu amo! -
Quem mo pôs aqui n´alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio a atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?

Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? eu que fiz - não o sei:
Mas nessa hora a viver comecei...


Antônio Baltazar Gonçalves. Fonte da imagem: facebook
MUSICAL
(Antônio Baltazar Gonçalves, Brasil)

O olhar molhado do namorado
demora
Logo nota o assunto escondido,
onde moro. Porque demora?
repara.
Emerge precisa resposta, sentidos
Ergue majestoso e se prepara.
laços.
Prolonga
O sussurro no silêncio insurge.
O tato reanima, palmo a palmo.
aroma.
a demora e toca: esconde-onde!
Olfato canta notas mornas, atiça
na pele ancestral acorda e renova.
Cena aberta no contraluz, olhar.
Audição autodidata, auditoria nata.
arrepio
E tudo se refaz, musical.


Paulo Passos.
TROVADOR DE MURMÚRIOS
(Paulo Passos, Portugal)

Fazer o quê?
Fazer o quê com um homem,
Fogoso de abraço que o receba,
Fogoso do esconderijo que lhe é.

Fazer o quê?
Fazer o quê com um homem,
Trovador de murmúrios?
Estar contigo, de inteiro, que te dou.

Murmuramos num 
Suamos num
Num é num.

Inteiros amamos 
Inteiros desejamos
Inteiros espermamos. 

Edição: Janiel Martins


quinta-feira, 25 de maio de 2017

CAMARÃO AUX CHAMPIGNONS


Ingredientes:

- Camarões
- Cogumelos
- Pimento
- Malagueta
- Coentros
- Queijo
- Azeite
- Sal
- Alface
- Tomate
- Oregãos
- Cebola
- Alho


Modo de preparação:

Num tacho com azeite refogue uma cebola e deite o pimento cortado em cubos.
Junte os cogumelos, previamente cortados aos pedaços.
Deixe cozinhar até reduzir o líquido dos ingredientes.
Junte o sal e a malagueta.
Adicione os camarões.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Sirva e polvilhe com uma chuvadinha de coentros e de queijo ralado.



Acompanha ... consigo e com uma colorida salada de tomate, alface, 
oregãos e cebola, com o tempero que de si advém.



Gente ... não se descartem ...!

Fonte das imagens: Janiel Martins

domingo, 21 de maio de 2017

SUSTENTO DA ALMA - COMPANHEIROS DE ANTAGONISMOS

Herberto Helder. Fonte da imagem: internet
TEORIA DAS CORES
(Herberto Helder, 1930-2015 / Portugal)

Era uma vez um pintor que tinha um aquário com um peixe vermelho. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor vermelha até que principiou a tornar-se negro a partir de dentro, um nó preto atrás da cor encarnada. O nó desenvolvia-se alastrando e tomando conta de todo o peixe. Por fora do aquário o pintor assistia surpreendido ao aparecimento do novo peixe.
O problema do artista era que, obrigado a interromper o quadro onde estava a chegar o vermelho do peixe, não sabia que fazer da cor preta que ele agora lhe ensinava. Os elementos do problema constituíam-se na observação dos factos e punham-se por esta ordem: peixe, vermelho, pintor - sendo o vermelho o nexo entre o peixe e o quadro através do pintor. O preto formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor.
Ao meditar sobre as razões da mudança exactamente quando assentava a sua fidelidade, o pintor supôs que o peixe, efectuando um número de mágica, mostrava que existia apenas uma lei abrangendo tanto o mundo das coisas como o da imaginação. Era a lei da metamorfose.
Compreendida esta espécie de fidelidade, o artista pintou um peixe amarelo.

Paulo Passos.
DIZ
(Paulo Passos, Portugal)
Sou de dizer...
Tenho uma burra que está a parir uma vaca.
A vaca tem cornos.
A burra chama-se Fusível.
Sou de um país cheio de messias.
Não gosto dele.
Chama-se Portugal.


Manuel Laranjeira. Fonte da imagem: internet

PESSIMISMO NACIONAL
(Manuel Laranjeira, 1877-1912 - Portugal)

"(...) Um dos aspectos mais típicos da vida portuguesa e um dos seus males mais funestos é a sua prodigiosa fertilidade messiânica. A cada passo surge um homem que se sente com envergadura e ventre de messias. Por cada messias que aborta, pululam inesgotavelmente centos de messias, toda uma falperra de messias (...)"


Cazuza. Fonte da imagem: internet

CITAÇÃO DE
(Cazuza, 1958-1990 / Brasil)
Cantando a gente inventa.
Inventa um romance, uma saudade, uma mentira... 
Cantando a gente faz história. 
Foi gritando que eu aprendi a cantar: sem nenhum pudor, sem pecado. 
Canto para espantar os demônios, para juntar os amigos. 
Para sentir o mundo, para seduzir a vida.



Henry David Thoreau. Fonte da imagem: internet
CITAÇÕES DE
(Henry David Thoreau, 1817-1862 / EUA)

"Por cada mil homens dedicados a cortar as folhas do mal,
há apenas um atacando as raízes."

"Eu clamo não já por governo nenhum,
mas imediatamente por um governo melhor."

"Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus
companheiros, é porque ouve outro tambor."

"Qualquer idiota pode fazer uma regra e qualquer idiota a seguirá."

"Os homens hão-de aprender que a política não é a moral


e que se ocupa apenas do que é oportuno."

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Edição: Paulo Passos