quarta-feira, 3 de abril de 2019

CAFÉ COM LETRAS - OS DIAS


OS DIAS
(Janiel Martins, RN/Brasil)


Hoje é quando?


Segunda....trabalho existe e tenho que trabalhar.

Terça....os dias não passam.

Quarta....ainda no meio da semana!

Quinta....e sexta que não chega.

Sexta....ponto morto. O mundo que se foda.

Sábado....estou vivo!

Domingo...esqueceram-se de me enterrar.


Edição: Paulo Passos

domingo, 31 de março de 2019

ASSADO DE TRUTA SALMONADA


Ingredientes:

- Trutas
- Batatas
- Couve-flôr
- Bróculos
- Cenouras
- Ovos
- Rosmaninho
- Azeite
- Sal
- Pimenta


Modo de preparação:

Em papel alumínio verta um pouco de azeite e rosmaninho.


Deite a truta e tempere de sal e pimenta.
Leve ao forno até cozinhar.


Entretanto, numa panela com água e sal, coza os legumes e os ovos.


Escorra-os, sirva-se e acompanhe com um copo de vinho.

Edição: Janiel Martins



domingo, 24 de março de 2019

CAFÉ COM LETRAS - O SABER E O VELHO


O SABER E O VELHO
(Janiel Martins, RN/Brasil)

porque tu não morres?
porque eu estou vivo.
e o que é estar vivo para ti?
é eu estar aqui.
e o que é aqui?
é tudo isto.
e o que é isto?
é o pensamento.
e o que é o pensamento?
é a velhice.
e o que é a velhice?
é o mundo.
e o que é o mundo?
é a dependência de viver.
e o que é viver?
é a garantia da morte.
e o que é morte?
morre tu e vem-me dizer.

Edição: Paulo Passos





domingo, 17 de março de 2019

CAFÉ COM LETRAS - ÉS, ÉS E ÉS


ÉS, ÉS E ÉS
(Janiel Martins, RN/Brasil)

Cobarde, yes.
Seboso, yes.
Ciumento, yes
Nojento, yes.
Triste, yes.
Recalcado, yes.
Preconceituoso, yes.
Invejoso, yes.

O inglês também tem sentimentos,
Assim como o português,
Yes assim mesmo amor,
Pobre e miserável?
Aqui estou.

Palavras não são palavras
São uma vitamina (de abacate)
Com açúcar.

Não deixe o menino com fome não,
Seu Zé.

O homem tem raiva
Quem tem veneno é cobra
Com bem menos juízo

Perdidos estamos
Ofendidos, miseráveis,
Somos doentes.

A loucura
É não saber estar no momento.
Nós somos as sobras
De uma sociedade
E de uma arma metálica
Calculista e destruidora.

Ser carniceiro
É ser por finito gosto
Não por opção
A preferência é para matar
Não se roubou a palavra de Cristo?
Quando se roubará a bondade?



Edição: Paulo Passos 



domingo, 10 de março de 2019

CHARUTOS


Ingredientes (4 pessoas):

- Folhas de couve
- 300 gramas de peixe
- 3 xícaras de arroz agulha
- 2 cenouras
- Alho francês
- Azeitonas
- 1/2 cebola
- Sumo de meio limão
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite
- Polpa de tomate



Modo de preparação:

Lave as folhas de couve e corte a parte espessa do talo,
de modo a que cada folha de couve funcione como 
uma folha de papel para embrulhar.


Numa panela com água a ferver mergulhe as folhas de couve,
 por cerca de um minuto.
 Retire-as e coloque-as num escorredor.


Num recipiente, misture (tudo em cru) o peixe picado, o suco do limão, 
a cebola e o alho francês bem picados, a cenoura ralada 
e as azeitonas lascadas, temperando com sal e pimenta.
Uniformize com um fio de azeite.
Adicione o arroz (igualmente em cru) e envolva,
conferindo os temperos.
Em cada folha de couve, coloque uma porção
da mistura e enrole, configurando um charuto.


No termo de cada charuto, dobre as pontas laterais
para dentro enrolando uma última vez,
impedindo que este se desfaça.

Numa panela, com o fundo forrado com folha de couve,
coloque os charutos lado a lado, com as dobras para baixo.
De forma a que os charutos não flutuem, antes de adicionar a água,
coloque um prato sobre eles, para os manter na mesma posição.

Junte água na habitual proporção (1 xícara de arroz/2 xícaras de água).
Sobreponha polpa de tomate, a gosto.
Tape a panela e deixe cozinhar como habitualmente cozinha o arroz.


Considere cerca de 3 charutos por pessoa e
sirva-os acompanhados com um fresco vinho branco.


Edição: Janiel Martins


quinta-feira, 7 de março de 2019

CAFÉ COM LETRAS - 4 ESTAÇÕES


4 ESTAÇÕES
(Janiel Martins, RN/Brasil)

A paixão
um atestado de loucura
(que) vai passar.

Ao amor
a esquizofrenia
tem cura.

À noite
salto do meu corpo
deixo os sonhos se foderem.

Ao dia
a morte verá
eu estarei vivo.


Edição: Paulo Passos




terça-feira, 5 de março de 2019

domingo, 3 de março de 2019

CAFÉ COM LETRAS - OLARIA DE S. BENTO


Terceira

Açores

Portugal


Ricardo Simas

Olaria de São Bento

Angra do Heroísmo


Desígnios da cultura de convicção e de História. 
História marcada e História vivida.


História que enriquece a narrativa do passado,
enriquece a matéria do presente e
trás semente para uma História de futuro.


OLEIRO e OLARIA.


Um território antropológico articulado
entre as necessidades tradicionais
e os investimentos culturais da actualidade,
faz-se de utilidades
e de outras... as decorativas.


Barro, material moldável com as ferramentas manuais,
moldável... mas consolidado como o saber puro,
vivido e companheiro intemporal.


Barro, 
semente da criação que leva vida 
vida em roda,
 alentando gente,
que se fomenta no ofício,
este ser de OLARIA,
este em práxis de oleiro.


O cristalino carisma que se incute a um ofício,
que abraça as profundezas dos motivos,
 que honram a mais singela e genuína essência de um povo.



Deveres abraçados no seio da convicção de igual.

Bem haja, gente de determinação.



Edição: Paulo Passos

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

CAFÉ COM LETRAS - PASSAREMOS


PASSAREMOS
(Janiel Martins, RN/Brasil)

O sentimento
É uma ferida
Que nunca se cura

Quanto mais se pensa
Mais se ferra
Fôda e não fôda o juízo

Não acredite
Nas feridas alheias
São coisas disfarçadas

Eu me fôdo
Para sair
De dentro de mim

É feio
Pensar
Pelos outros

Isso é coisa
Pequena
Pequena e enciumada

Como suportar o peso da merda
No aconchego intestinal
Lutando contra a gravidade?

Mas continuo na mesma.
Tão diferente da merda
Que se liberta e fica inteligente...!

Cagar
Libertar
Curar

Edição: Paulo Passos









domingo, 24 de fevereiro de 2019

SUSTENTO DA ALMA - MEIA HORA COM ÁLAMO OLIVEIRA


"(...) o o
fício
mai
s velh
o do mun
do pode
rá não se
r o menti
r, mas qua
se (...)"


José Henrique ÁLAMO OLIVEIRA
Raminho
 Angra do Heroísmo
Terceira
Açores
Portugal


Retrato palavreado, de Álamo Oliveira (o José Henrique),
de um povo...
... mestre em sofrimento e incerteza, 
... douto em resignação, 
... perito em desconfiança,  
... cátedro em mansidão,
... e ... santificadamente saloio ...!

Povo condenado à insatisfação, ao desprazer e ao engano.
Povo submisso, cabisbaixo ... às fartas tetas da corrupção.
Povo obscuro molestado no útero da ordem inquisidora de um cão rançoso,
de um cão esganado, de alma amordaçada.
Povo dependente, dependente do logro das fétidas relações umbilicais.
Pátria do pessimismo ancorada no orgulho de feitos de grandiosidade inventada.
Povo de mães idealizadas e para-beatificadas.
Mães doridas ... que fazem doer.
Mãe/personagem ... (in)conscientemente teatralizada.
Povo pobre, triste ... farsante que sorri o medo ... em cinzento.

ATÉ HOJE
MEMÓRIAS DE CÃO
Memórias de cão diz de duas guerras.

Uma ... a pérfida impostora que, para além de si própria,
ainda gerou uma outra (interna), parasitando e paralisando ATÉ ao HOJE,
as mais alvas e impúdicas intenções de prazer desneurotizante.

Outra, a do tesão macho ... a que não se pode querer.

Contudo, no chafurdo de tal punitivo desânimo, conta ...

(o José Henrique (o tal que dá por Álamo Oliveira))

... conta também esperança.
Esperança com outras raízes, profundamente 
plantada noutras almas,
desprenhes da estéril desalmação.

Conta também esperança ...
... sim a esperança imposta pela olímpica força da pulsão do tesão,
de Eros (que erota), 
da luxúria (clara ou repticiamente) determinante e libertadora.
Conta... conta sobre o tesão aspirado e tesão materializado.

Até hoje as memórias são de cão
ATÉ HOJE. MEMÓRIAS DE CÃO,
por Álamo Oliveira,
é também narrativa, para deleite poético.
Narrativa de amor.
Poema narrado de uma guerra alheia.
Mas também de uma guerra sentida nas masculinidades.
De um amor macho tatuado nos tesões, 
sublimado pela ordem da castração,
mas livre e libertado pelo direito imposto.
Não morto.


Excertos 

Em...
ATÉ HOJE. MEMÓRIA DE CÃO
Por...
Álamo Oliveira


"(...) Permaneceram assim emoldurados de esquecimento,
pela tarde fora, pela noite dentro (...)"

"(...) a forma de andar com a camisola solta sobre os calções,
o estilo displicente de usar o quique na cabeça (...)
ousando por vezes tocar-lhe o corpo (...)" 

"(...) achavam-no bonito (...)"


"(...) menino pródigo da solidão.(...) e galopava, depois,
com força desenfreada como se tivesse engolido
uma grande liberdade (...)"


"(...) Freguesia de pescadores e nabiças que sabem
falar com o sotaque das ondas e dos peixes (...)"


"(...) Limpo e de remendos no cu, nos joelhos - fatalidade dos pobres 
envergonhados de serem pobres e não andarem de pé (...)"

"(...) Foi criado a pão duro. 
À solta, como os companheiros, os canários.
Preso ao trabalho por crime de pobreza e necessidade (...)"

"(...) na raridade da sua instrução posta em confronto 
com o maremoto do analfabetismo reinante (...)"


"(...) João procura ignorar essa multidão que grita uivante
a tragédia de ser povo e português.
É um coro de uivos e desmaios (...)"

"(...) Viera como cavalo manso atrelado à carroça da pátria -
esse fetiche desmantelado que há muito lhe devorava os intestinos
para vomitar de seguida o asco, a pobreza, enchendo o saco da 
sua história de lixo triste e podre (...)"

"(...) O cais de Alcântara sucumbira sob a inundação 
das lágrimas ensopadas a lenço, 
por entre carteirinhas de cigarros Paris 
que as senhoras MNF distribuíram 
maquilhadas de compaixão patriótica (...)"

"(...) Debruçado na amurada, vomitou.
Vomitou a pátria como se diabo fosse, (...)"


"(...) Como bom português suave, (...)"

"(...) Cinto nas calças.
Uso obrigatório.
Não deixar cair a castidade aos pés.
Apertar o conto não era slogan de parede.
Era dever patriótico (...)"


"(...) que os jornais desse tempo só sofriam do malzinho da censura para bom sossego
dos directores e cidadãos obedecia-se ao senhor governador como se obedecia
a Deus: com devoção e medo (...)"

"(...) Salazar caíra da sua cadeira de mandar, chocando com o chão da dura Lisboa,
encomando no seu país em coma (...)"

""(...) Andavam em polvorosa as igrejas do país derramando orações,
molhes de cera acesa, vigílias e jejuns, Salazar caído "Levantai-o , Senhor", 
encomenda do cardeal em nota de pastor, que a cumpram os fiéis que
por seus pecados o chefe caiu.
Estava o país perdido se ele morresse, "perdão, Senhor! Mil vezes...",
rebanho tolhido do adro à sacristia não desafiando iras e castigos.
Lá vinha o dia treze, a romagem organizada, bem de longe e a pé,
os caminhos todos a dar a Fátima, a última esperança metida na
cova da Iria. Mas a fé cansou-se de ter mãos postas, joelhos rasgados, 
olhos em êxtase. O milagre não vinha.
E o país continuou com o chefe em coma, em seu berço e suas colónias (...)""


"(...) A cultura tinha então o tamanho e a profundidade duma nota de banco,
protegida pela efígie involuntária de um Camões sonante e mal pago.
Camões era o alto amor de um povo triste, 
relesmente postado numa miséria sem porta (...)"

""(...) Vivia-se em Estado Novo, velho de frustrações e de austeridades patrióticas.
"O silêncio é a força da virtude, a ignorância o progresso dos povos.
A paz só é possível pela força, veja-se a liberdade o que faz por esse mundo fora",
dizia-se.
Por isso, o privilégio de Fátima só se concede a quem o merece.
Era a voz do Estado Novo no zénite do seu poder, 
"cultura havia à farta! façam a quarta-classe e trabalhem,
que o trabalho, meus amigos "dá saúde e faz crescer",
a barriga dos que mandam, 
"ninguém tem um Camões como Portugal"(...)""


"(...) Tinham vindo para a Guiné defender a fé e o império das garras
vermelhas de outros interesses. Depressa viram que não havia fé nem
império a defender (...)"

"(...) já sem luz no abrigo, cumpriram o ritual de darem graças à vida 
de forma que melhor lhes sabia: punhetavam-se uns aos outros como em 
mandamento novo, enchendo o ar cansado de suspiros alegres.
E adormeciam aliviados (...)"


""(...) Prego-te os botões se me escreveres as cartas prá família...", 
contrato apalavrado (...), a sorte de andar  com os botões
na braguilha, graças ao analfabetismo do Serra, símbolo da nação (...)"

"(...) O noticiário terminava dando as últimas sobre o desporto,
a grande bomba cultural das massas lusíadas que até Mao se roía de inveja (...)"


"(...) Acordou do outro lado da noite. 
As cuecas molhadas de solidão também (...)"


"(...) Quando os novos infantes estiverem em Sagres a preparar descobertas de
mundos já descobertos, enforquem-se./ Não realizem os seus planos./
Se não tiverem coragem de abdicar, façam sapatos./
O povo anda descalço (...)"


"(...)Tinham-lhe ensinado a amar a pátria sobre todas as coisas
e a obedecer, com devoção, aos seus legítimos superiores (...)"

"(...) Felizmente estava na quarta-classe, o último ano da via sacra (...)

"(...) Apetecia-lhe esmagar o ovo que a pátria chocara (...)"

"(...) Pátria tão cantada que deu em puta (...)"


ATÉ HOJE
(Paulo Passos)

Tugalidades... portugalites 
Infecção da essência
País seco e molestado 
Povoado ENFERMO
De moções azuis censurantes
De monções castradoras

Foi ATÉ HOJE
Está agora 
E continuará? 
Creio nisso
Arde coisa FEIA encenada
Debito que sim

Roupagens para um povo 
Cego de escolha
Deseleito
Matilha mansa
Obediente
Amante de dono

Escolhas traídas nas dinastias
As de hoje e as outras
Para desonra dos COLHÕES
Coitados
Aspirantes colhões tugas
Ao tão pouco que te entregas

Vives no inatingível
És a inatingível visão
Inatingível visão épica do ORGASMO
Desconheces tesão pujante
Andas trajado de desespero
Decorado de decoro

Mas cantas
Pálidas lantejoulas
Que para ti inventas
Mais não sois 
Que ânsia lamuriada
Queixosa inveja

Emigra de ti
Elabora e cuida-te 
Vem-te 
Esporra-te
ESPORRA-TE torrencialmente
Ou morre 

"Um retrato da fome" - Álamo Oliveira
"(...) e João aninhou-se furiosamente no regaço (...) Fernando
abraçou-o danado, a ternura do reencontro a explodir,
corações trocados,
o mundo todo nas conchas das suas mãos (...)"


 Edição: Paulo Passos