quinta-feira, 1 de junho de 2017

SUSTENTO DA ALMA - MAIS UM DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Porque ...

Ninguém é livre 
com a mente enganada, 
a alma esmagada 
e a barriga vazia...!!!

... importa não esquecer ... re-edita-se ...
Hoje, 01/06/2017, faz um ano que se escreveu assim, neste blog:
----------------------------------

1 de Junho 

... comemoração do Dia Mundial da Criança ...

Haverão motivos para ser um dia de festa?
 Ou, infeliz e contrariamente, haverão motivos (de sobra!)
para ser um dia de luta(o)?

LIBERDADE, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.

IGUALDADE, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.

JUSTIÇA, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.


Dia Mundial da Criança - todos os ... Primeiro de Junho.

Hoje, 01 de Junho ... é Dia Mundial da Criança ...!!!

No contributo das comemorações deste dia (que ainda tem que ser assinalado ...), revela-se de importância maior, salientar e recordar alguns passos determinantes para o entendimento do que é o Desenvolvimento e, acrescida importância ... do Desenvolvimento da Criança.


Mas ... antes, um memorando sobre os DIREITOS DA CRIANÇA...


Lê-se em Wikipédia, a enciclopédia livre:
"Declaração Universal dos 
Direitos da Criança
Declaração dos Direitos da Criança foi proclamada pela Resolução da Assembleia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959.
Tem como base e fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitadas e preconizadas em dez princípios.
Princípios
Ata da criação da Declaração dos Direitos da Criança - UNICEF

Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
·         A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer excepção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.
Princípio II - Direito a especial protecção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
·         A criança gozará de protecção especial e disporá de oportunidade e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade
Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.
·         A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.
Princípio IV - Direito a alimentação, moradia e assistência médica, adequadas para a criança e a mãe.
·         A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
Princípio V - Direito a educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
·         A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
·         A criança necessita de amor e compreensão, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de sua mãe.
Princípio VII - Direito a educação gratuita e ao lazer infantil.
·         O interesse superior da criança deverá ser o interesse director daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
·         A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
·         A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.
Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
·         A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar entre os primeiros a receber protecção e auxílio.
Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
·         A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objecto de nenhum tipo de tráfico.
·         Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
·         A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes."

Sublinha-se, entretanto que, ..., não apenas neste dia, mas em qualquer outro e em qualquer ponto do planeta, a exigência do cumprimento dos Direitos da Criança 
é uma OBRIGAÇÃO colectiva. 

É ... revelando o que é o desenvolvimento da criança ...!!!

Comemorando ... escarrapacha-se aqui, orgulhosamente, mais um texto do meu querido e admirável homem - Paulo Passos, que está datado de 9 de Junho de 2000 e publicado no Jornal Correio do Minho (Braga, Portugal) no dia 12 de Junho de 2000.

"Ensaio sobre a infância" ... nem a propósito ... 
para ser acrescentado à revisão dos DIREITOS ...


Aos (des)governantes, que o são ... por sufrágio (ou outros meios ... de duvidosa justiça) ... 
isto é para tatuar na alma ... !!!

Não é apenas para mais um momento inútil de blá-blá-blá e lero-lero-lero
 ... que tanto gostam ...!!!  Entendido? ... Ou é preciso fazer-se um desenho?

Façam de conta que são competentes ... !!! ... aliás, como sempre fizeram...!!!
Psicologia e Justiça são dois excelentes pilares de construção ambiental ...
... poderiam começar a ler qualquer coisita sobre isto! 
Se não entenderem ... podem sempre ter explicações! Sem desculpas!


Extermínio ao culto das diferenciações sociais entre crianças (e entre todos!) ... 
(lamentavelmente e, em abono da verdade, ... psicossocialmente, 
é preciso existir o desprotegido/desfavorecido
para o protegido/favorecido confirmar 
a sua protecção/favorecimento e condição de privilegiado)
... há crianças desprotegidas/desfavorecidas 
das obrigatoriedades do cumprimento dos DIREITOS, 
enquanto outras esbanjam regalias ...

Infeliz miséria ... nutrir e enfardar o próprio psiquismo à custa das fomes de crianças ...


Denunciar os falsos benfeitorismos e as comissõezecas 
(à custa de dinheiros públicos)
que existem e que pouco rendem e fazem, para além de sugarem alguma coisita
(gorda!) para os bolsos próprios e de enfeitarem a vida
de muita Barbie e muito Ken ...
... tão abundantes por aí e por aqui ...!!! Será praga ... !!!???

TRABALHO CONCRETO PARA EXTERMINAR DESIGUALDADES ... 
... PRECISA-SE ... COM URGÊNCIA.
LUTAR CONTRA O MAL E O PROMOTOR DO MAL.
LUTAR CONTRA O MAL TRAVESTIDO DE BEM.

ACORDAI GENTE... há crianças a morrer de fome (e de outras moléstias), 
enquanto O PODER INSTITUCIONAL E POLÍTICO (e o poder do AMIGUISMO), 
finge que trabalha, entretido à volta de uma mesa, sorridente ... 
com intervalos longos, frequentes
e bem recheados de COMIDA ...!!! Paga com dinheiros de quem?

(DMC) Dia(s) Mundial da Criança - Igualdade e Justiça, onde estais vós?
... todos são ramos da mesma árvore ...


IGUALDADE É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA

JUSTIÇA É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA

LIBERDADE É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA

Ninguém é livre 
com a mente enganada, 
a alma esmagada 
e a barriga vazia...!!!

---   /////   ---   \\\\\   ---   /////   ---   \\\\\   ---

Re-edição: Janiel Martins e Paulo Passos
Imagem (DMC) - internet

domingo, 28 de maio de 2017

CAFÉ COM LETRAS - COISAS PARA MURMURAR ALTO


Fonte da imagem: internet
PARA VIVENCIAR NADAS
(Ondjaki, Angola)

borboleta é um ser irrequieto
para vestes usa pólen
tem um cheiro colorido
e babas de amizade.
descola por ventos
e facilmente aterriza em sonhos.
borboleta tem correspondência directa
com a palavra alma.
para existir usa liberdades.
desconhece o som da tristeza
embora saiba afogá-la.
usa com afinidades
o palco da natureza.
nega maquilhagens isentas
de materiais cósmicos. como digo:
pó-de-lua, lápis solar
castanho raiz, cinzento-nuvem.
borboleta dispõe de intimidades
com arco íris
a ponto de cócegas mútuas.
para beijar amigos e vidas ela usa olhos.
borboleta é um ser
de misteriosos nadas.

Ondjaki. Fonte da imagem: internet
Ser SER
(Ondjaki, Angola)

seja ruído
seja beijo
seja voo
seja andorinha
seja lago
seja pacatez de árvore
seja aterrizagem de borboleta
seja mármore de elefante
seja alma de gaivota
seja luz num olhar
seja um cardume de tardes
e grite: JÁ SOU


Almeida Garrett. Fonte da imagem: internet
ESTE INFERNO DE AMAR
(Almeida Garrett, 1799-1854 / Portugal)

Este inferno de amar - como eu amo! -
Quem mo pôs aqui n´alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio a atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?

Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? eu que fiz - não o sei:
Mas nessa hora a viver comecei...


Antônio Baltazar Gonçalves. Fonte da imagem: facebook
MUSICAL
(Antônio Baltazar Gonçalves, Brasil)

O olhar molhado do namorado
demora
Logo nota o assunto escondido,
onde moro. Porque demora?
repara.
Emerge precisa resposta, sentidos
Ergue majestoso e se prepara.
laços.
Prolonga
O sussurro no silêncio insurge.
O tato reanima, palmo a palmo.
aroma.
a demora e toca: esconde-onde!
Olfato canta notas mornas, atiça
na pele ancestral acorda e renova.
Cena aberta no contraluz, olhar.
Audição autodidata, auditoria nata.
arrepio
E tudo se refaz, musical.


Paulo Passos.
TROVADOR DE MURMÚRIOS
(Paulo Passos, Portugal)

Fazer o quê?
Fazer o quê com um homem,
Fogoso de abraço que o receba,
Fogoso do esconderijo que lhe é.

Fazer o quê?
Fazer o quê com um homem,
Trovador de murmúrios?
Estar contigo, de inteiro, que te dou.

Murmuramos num 
Suamos num
Num é num.

Inteiros amamos 
Inteiros desejamos
Inteiros espermamos. 

Edição: Janiel Martins