domingo, 6 de outubro de 2024

CAFÉ COM LETRAS - RUTH PIANISTA E O AMIGO (I)



RUTH PIANISTA E O AMIGO (I)
(Janiel Martins, RB/Brasil)

Ruth Pianista, eu vi na televisão que vão tirar todo o lixo na terra e vão levá-lo para a lua.
Como assim, amigo?
A terra tem lixo de mais e aí vão levá-lo para a lua, vão varrer a terra.
Daqui não tiram nada, aqui é a nossa casa.
Será que vão levar nós, para a lua, Ruth?
Não, eu vivo aqui, e aqui eu vou morrer.
Vai ser bom Ruth, vão fazer uma limpeza na terra.
E tu quer ficar sem casa?
Não Ruth, ninguém sabe que moramos aqui, quando isto começar, nós tapamos a nossa entrada e fazemos outra noutro lugar. Pode ser na serra da Cabreira, Ruth?
Não vejo problema, gosto da Cabreira, me faz sentir parte do universo, e não de um corpo que a cada dia está mais cansado. Hoje acordei sentido todas as veias do coração inchando. Me dá uma solidão saber que dentro de poucos anos irei partir! 
Oh dor... tu fazes-me entrar nesta solidão, que se chama a morte. Oh corpo, porque os ossos não são de platina, e a carne de ouro, e os olhos diamantes, e o cérebro uma esponja de aço?
Ruth e nós somos feito de quê?
De água, de lama, somos a receita do tempo, pensamos porque a matéria enferrujou e sentiu cosquinha (cócegas). A cosca foi obrigada a pensar e aqui estamos. Somos tão velhos como o tempo, o nosso corpo é lama moldada no tempo que o sol fez questão de ressecar na medida certa. Um dia paramos de crescer e começamos a murchar, tal como uma planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário