domingo, 2 de outubro de 2016

CAFÉ COM LETRAS - SINTONIAS E FORÇAS LIVRES


Aluísio Azevedo, MA / Brasil. Fonte da imagem: internet.

"(...) ao passo que o Albino, saracoteando os seus quadris pobres de homem linfático, batia na tábua um par de calças, no ritmo cadenciado e miúdo de um cozinheiro a bater bifes. O corpo tremia-lhe todo, e ele, de vez em quando, suspendia o lenço do pescoço para enxugar a fronte, e então um gemido suspirado subia-lhe aos lábios."

Em: "O Cortiço"
Aluísio Azevedo


Adolfo Caminha, CE / Brasil. Fonte da imagem: internet

"(...) Estava satisfeita a vontade de Bom-Crioulo. Aleixo surgia-lhe agora em plena e exuberante nudez, muito alvo, as formas roliças de calipígio ressaltante na meia sombra voluptuosa do aposento, na penumbra acariciadora daquele ignorado e impudico santuário de paixões inconfessáveis ... (...)"

Em: "Bom-Crioulo"
Adolfo Caminha


Caio Fernando Abreu. Fonte da imagem: internet.

VEM NAVEGAR NA MINHA VIDA
(Caio Fernando Abreu, RS / Brasil)

Vem navegar na minha vida
Faça de conta que meu corpo é um rio,
Faça de conta que os meus olhos são a correnteza,
Faça de conta que meus braços são peixes
Faça de conta que você é um barco
E que a natureza do barco é navegar.
E então navegue, sem pensar,
Sem temer as cachoeiras da minha mente,
Sem temer as correntezas, as profundidades.
Me farei água clara e leve.
Para que você me corte lenta, segura,
Até mergulharmos juntos no mar
Que é nosso porto.



Cazuza, RJ / Brasil. Fonte da imagem: internet.


“Eu quero a sorte de um amor tranquilo, com sabor de furta mordida, nós na batida no embalo da rede, matando a sede na saliva.
Cazuza


Renato Russo, RJ / Brasil. Fonte da imagem: internet.

Mas tão certo quanto o erro de ser barco a motor e insistir em usar os remos.”
Renato Russo



Antônio Baltazar Gonçalves. Fonte da imagem: facebook.

NA MINHA FACE UM RIO TRANSFIGURA
(Antônio Baltazar Gonçalves, SP / Brasil)

O que eu tinha para ganhar trago guardado, 
quando preciso não morrer escrevo poesia. 
O que perdi é agora estampa dos séculos, 
das eras engendradas o genoma da minha espécie. 
Visto a pele do tempo, 
na minha face um rio transfigura o que fui não sendo. 
Tenho todo o tempo do mundo sonhando. 
Não passo, fico. 
O novo milênio está escrito: 
ressurreto, escolho renascer.



Janiel Martins

TESÃO NO MASCULINO
(Janiel Martins, RN / Brasil)

O fogo que 
entre pernas
me abrasa,
da cor do teu
chão coberto
de luarengos 
lençóis de prata,
alivia-se
no chamamento
da luz,
e no penetrado 
braçado de estrelas,
que a ti queima
e não emprenha,
com o tesão 
que de mim jorra,
em forma de
 leite macho.
Os cheiros erectos,
os beijos seivados.
De leite macho de igual.



//////////     \\\\\\\\\\     //////////     \\\\\\\\\\


Janiel Martins

Um comentário: