Citando um guerreiro meu (Paulo Passos):
"O livro e o ler não são poeira acumulada ...
são um excelente desincrustante das toxinas mentais!
Sobretudo das mais difíceis - as da inconsciência!"
Brasil - país da contagiante alegria! ... ! Diz-se ...!!!
País alegre ou país da angústia materializada em sorriso?
Cantar não espanta a tristeza ... esconde-a, na melhor das hipóteses!
Ler!
Livro!
... brasileirando o livro e o ler ...
Livro!
Ler!
País alegre ou país da angústia materializada em sorriso?
Cantar não espanta a tristeza ... esconde-a, na melhor das hipóteses!
Ler!
Livro!
... brasileirando o livro e o ler ...
Livro!
Ler!
Aprender a ler! Aprendizagem da leitura!
Educação para o prazer ... para os prazeres da leitura!
Repressão, frustração acumulada e desprazer, são ingredientes de neuroticismos...
... não conduzem à civilização e à liberdade ...
... não induzem nem conduzem para as livres descobertas e aprendizagens
dos direitos aos prazeres!
Livro lido ... livro companhia ... livro extensão da alma ... prazer pelo livro ...
... prazer pela leitura ...
Repressão, frustração acumulada e desprazer, são ingredientes de neuroticismos...
... não conduzem à civilização e à liberdade ...
... não induzem nem conduzem para as livres descobertas e aprendizagens
dos direitos aos prazeres!
Livro lido ... livro companhia ... livro extensão da alma ... prazer pelo livro ...
... prazer pela leitura ...
... ingredientes para a civilização de uma nação, de um mundo!
Não! ... não é o ler no formato do academismo, do formalismo de
conveniência primitivamente acéfala
e dos pérfidos valores sociais!
Não ... não é ler para glorificar a mediocridade e a ofensa ao livro.
Escrita, transformada em livro ... não é para todos!
Apenas para os eleitos autorizados a
murmurar com as palavras ... quando estas o permitem!
Não ... não é ler para glorificar a mediocridade e a ofensa ao livro.
Escrita, transformada em livro ... não é para todos!
Apenas para os eleitos autorizados a
murmurar com as palavras ... quando estas o permitem!
É o ler de companhia, de complemento, é lubrificar e alimentar o lado de dentro do homem.
É dessa necessidade essencial, fágica, psíquica e antropologicamente vital, que advém do livro, como ferramenta de trabalho, que a este "ler" se refere esta suplicante matéria.
Suplicante, porque sim! Sim, mesmo! Sim, na sua mais cristalina essência!
Sim, porque é preciso!
Sim, porque é preciso!
Suplicante, porque no nosso país - Brasil (e certamente noutros também, mas hoje, a dedicatória é ao povo deste nosso Brasilis), os hábitos de leitura andam pelas ruas da amargura, já tem bastante tempo, se é que houveram outros!
Não se lê ... única e simplesmente!
Um país alivrado e aleiturado ... !!!
Um país alivrado e aleiturado ... !!!
O livro serve para acender o lume para um churrasco; para tapar a cabeça da chuva; para fazer uma anotação de mercado; para altear o monitor do computador; para colocar debaixo de uma qualquer mesa que tenha as pernas desalinhadas, ou que o desalinho seja por via do chão; para jogar ao ar e onde cai, fica, depois de um ano escolar ... enfim, em débito de apenas alguns exemplos já presenciados e, certamente, por muitos outros.
A falta de respeito pelo livro, o alheamento concernente às suas funções, a generalização da desmotivação face a algo mais do que, numa outra infeliz realidade - a de ter a função decorativa e disfarçante de interesses, merece um alerta e simultaneamente um dedo acusador.
Considerando-se as necessárias e convenientes capacidades de abstracção e de operatividade cognitiva formal, para o entendimento e evitação de defesas, face ao aqui exposto, debita-se:
Alerta! ... para que haja a consciencialização de que o livro e a leitura são ingredientes essenciais ao desenvolvimento comunitário e individual, sem os quais, a evolução e enriquecimento dos sistemas sociais, paralisa!
Não há desenvolvimento sustentado e equilibrado, nas esferas da honestidade, clareza, justiça, igualdade e liberdade, sem a ferramenta LIVRO e sem o manifesto LEITURA,
com o determinante PRAZER.
Acusação! ... pelo facto de, no nosso país, os investimentos institucionais e políticos, de índole genuinamente séria e canalizada, EXCLUSIVAMENTE, para os intentos estimuladores de motivações e hábitos de leitura, serem escassos ou inexistentes!
Acusador! ... também! ... pela paupérrima cultura livresca que se respira e que está tatuada em cada mente, em cada lar, em cada fragmento de pensamento ...
em todo o ciclo vital das populações.
em todo o ciclo vital das populações.
Acusador, ainda, pela comum e instituída frequência com que, em algumas escolas (se não em muitas! permitam a hipótese!), a docência está a cargo de duvidosos protagonistas, no que diz respeito às motivações, ao aproveitamento, aprovação e competências pedagógicas
e na área específica de formação de leccionação.
Certamente que ilibados, parcialmente, de responsabilidades, uma vez que, administrativamente a viabilidade de tal acontecer, existe!
Contudo, não pode mais acontecer, um aluno errar uma ou duas questões numa prova escolar e ter nota 10. Não pode acontecer um aluno ter nota 10, na disciplina de Inglês, por exemplo, e não saber ler, escrever ou falar uma frase que seja!
Contudo, sabe imitar poses inapropriadas às idades, com graves pontapés ao bom gosto (sendo que aqui, tudo é subjectivo! Diga-se!)... são as valorizações em hierarquia!
Tem que ser denunciado e divulgado, até ao sabugo da vergonha!
Isto é o expoente máximo, ... autorizado!!!, da desonra, desonestidade e do logro.
É crime, pelo menos moral, um aluno ter classificação de 10 e não corresponder a esse 10.
É crime, um aluno, numa escola pública (ou outra!), ter que suportar o fingimento,
ter que suportar, em exemplo, uma aula de Inglês, onde o professor, na sua defesa
(coitado!), passa o tempo a copiar frases de um livro para o quadro (supostamente, sem saber o que está a escrever) ... e a "aula" consiste nos alunos copiarem do quadro para os cadernos.
Alheios a qualquer tipo de associação entre o significante e o significado, ou à lógica subjacente ao conceito de aula!
Enquanto existir, numa sala de aula que seja, este atentado ao aprendizado ...
não é exagero, nem tendência de generalização. É denúncia!
Denúncia, mesmo que seja narrativa de factos do passado recente.
É um dever de cidadania, lutar contra a mentira.
Se o bem nada fizer ... o mal vinga!
E, sem falsas e patéticos retóricas, do que é o bem ou o mal.
Aqui, o mal é a mentira e o bem é denunciá-la!
Identificar o erro e exterminá-lo!
Sem mais lero-lero... !!!
Sem isto, continua-se a ironizar a ironia ... sem alternativa!
Tem que ser denunciado e divulgado, até ao sabugo da vergonha!
Isto é o expoente máximo, ... autorizado!!!, da desonra, desonestidade e do logro.
É crime, pelo menos moral, um aluno ter classificação de 10 e não corresponder a esse 10.
É crime, um aluno, numa escola pública (ou outra!), ter que suportar o fingimento,
ter que suportar, em exemplo, uma aula de Inglês, onde o professor, na sua defesa
(coitado!), passa o tempo a copiar frases de um livro para o quadro (supostamente, sem saber o que está a escrever) ... e a "aula" consiste nos alunos copiarem do quadro para os cadernos.
Alheios a qualquer tipo de associação entre o significante e o significado, ou à lógica subjacente ao conceito de aula!
Enquanto existir, numa sala de aula que seja, este atentado ao aprendizado ...
não é exagero, nem tendência de generalização. É denúncia!
Denúncia, mesmo que seja narrativa de factos do passado recente.
É um dever de cidadania, lutar contra a mentira.
Se o bem nada fizer ... o mal vinga!
E, sem falsas e patéticos retóricas, do que é o bem ou o mal.
Aqui, o mal é a mentira e o bem é denunciá-la!
Identificar o erro e exterminá-lo!
Sem mais lero-lero... !!!
Sem isto, continua-se a ironizar a ironia ... sem alternativa!
Nada justificará a difusão, eventual, de responsabilidades!
Não consciencializar um erro, é perpetuá-lo.
Diagnosticar errado implica tratar errado!
Se não é ... deveria ser CRIME ... manter os cidadãos reféns
da ignorância e do atrofiamento de aspirações.
Se não é ... deveria ser CRIME ... manter os cidadãos reféns
da ignorância e do atrofiamento de aspirações.
A leitura oferece os hábitos de reivindicação e exigência plena para a cidadania
A leitura substitui o primarismo do barulho e da confusão, pela elegância e beleza da construção social, direccionada ao equilíbrio do direito, feito justiça.
A pulsão para o impulso ficará no local devido e onde é preciso - no terreno da sua essência - o sexual ... onde é necessário para combate à neurose,
em todos os seus variados e epidémicos manifestos.
Ler, aprender a ler...
Aprender a ler é muito mais do que identificar um código escrito;
decifrar esse código e interpretá-lo.
decifrar esse código e interpretá-lo.
Para além destes critérios, se não existir o fundamental, nada funciona, no que concerne à leitura e, consequentemente, à vida comunitária ... à vida interactiva planetária.
Identificar o código escrito;
Decifrar o código escrito;
Interpretar o código escrito;
Jorrar prazer com e pelo código escrito.
Insubstituíveis!
Sem qualquer um destes critérios, não há aprendizagem da leitura e do seu prazer, na sua intenção mais nobre - contribuir para a escalada civilizante, na modalidade da livre igualdade!
Negligenciar a educação para o prazer e para o prazer do livro e do ler,
é negligenciar a potenciação da evolução.
É a castração e a manutenção dos intentos esclavagistas domesticadores,
ainda que com outras roupagens...
\\\\\
/////
\\\\\
/////
Lendo ...
Treinando o ler ...
Motivando o ler ...
Abraçando o livro ... nos nomes que o compõem ...
... referências de gente ...
... exposição de alguns dos grandes nomes e títulos da literatura brasileira,
para lembrar, relembrar ou ... apresentar ... !!!
... impossível referenciar todos os génios e méritos da nossa literatura ...
... estarão sempre presentes!
Intentos motivacionais para o livro e a leitura, estão na essência deste texto,
... culturando e cultivando ...
a igualdade,
a justiça
e a liberdade!
\\\\\ ///// ||||| \\\\\ /////
Sequência expositiva, organizada consoante a data de nascimento dos autores,
no cumprimento do esquema seguinte:
NOME
IMAGEM
PERÍODO DE VIDA
LOCAL DE NASCIMENTO
FOTOS DE OBRAS
NÍSIA FLORESTA
12/10/1810 a 24/04/1885
Papari / Rio Grande do Norte
Opúsculo humanitário
JOSÉ DE ALENCAR
01/05/1828 a 12/12/1877
Fortaleza / Ceará
Iracema
Til
O sertanejo
MACHADO DE ASSIS
21/06/1839 a 30/09/1908
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Dom Casmurro
Contos
O alienista
A mão e a luva
ALUÍSIO AZEVEDO
14/04/1857 a 21/01/1913
São Luís / Maranhão
O cortiço
Casa de pensão
Insónia
Uma lágrima de mulher
O mulato
RAUL POMPEU
12/04/1863 a 25/12/1895
Angra dos Reis / Rio de Janeiro
O ateneu
ADOLFO CAMINHA
29/05/1867 a 01/01/1897
Acarati / Ceará
GRACILIANO RAMOS
27/10/1892 a 20/03/1953
Quebrangulo / Alagoas
Angústia
Vidas secas
Infância
Memórias do cárcere
LUÍS DA CÂMARA CASCUDO
30/12/1898 a 30/07/1986
Natal / Rio Grande do Norte
Flor de romance trágicos
... impossível referenciar todos os génios e méritos da nossa literatura ...
... estarão sempre presentes!
Intentos motivacionais para o livro e a leitura, estão na essência deste texto,
... culturando e cultivando ...
a igualdade,
a justiça
e a liberdade!
\\\\\ ///// ||||| \\\\\ /////
Sequência expositiva, organizada consoante a data de nascimento dos autores,
no cumprimento do esquema seguinte:
NOME
IMAGEM
PERÍODO DE VIDA
LOCAL DE NASCIMENTO
FOTOS DE OBRAS
NÍSIA FLORESTA
12/10/1810 a 24/04/1885
Papari / Rio Grande do Norte
Opúsculo humanitário
JOSÉ DE ALENCAR
01/05/1828 a 12/12/1877
Fortaleza / Ceará
Iracema
Til
O sertanejo
MACHADO DE ASSIS
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Dom Casmurro
Contos
O alienista
A mão e a luva
ALUÍSIO AZEVEDO
14/04/1857 a 21/01/1913
São Luís / Maranhão
O cortiço
Casa de pensão
Insónia
Uma lágrima de mulher
O mulato
RAUL POMPEU
12/04/1863 a 25/12/1895
Angra dos Reis / Rio de Janeiro
O ateneu
ADOLFO CAMINHA
29/05/1867 a 01/01/1897
Acarati / Ceará
Bom crioulo
GRACILIANO RAMOS
27/10/1892 a 20/03/1953
Quebrangulo / Alagoas
Angústia
Vidas secas
Infância
Memórias do cárcere
LUÍS DA CÂMARA CASCUDO
30/12/1898 a 30/07/1986
Natal / Rio Grande do Norte
GILBERTO FREYRE
15/03/1900 a 18/07/1987
Recife / Pernambuco
Casa-grande e senzala
Dona Sinhá e o filho padre
ERICO VERÍSSIMO
17/12/1905 a 28/11/1975
Cruz Alta / Rio Grande do Sul
Um lugar ao sol
17/12/1905 a 28/11/1975
Cruz Alta / Rio Grande do Sul
Um lugar ao sol
Olhai os lírios do campo
GUIMARÃES ROSA
27/06/1908 a 19/11/1967
Cordisburgo / Minas Gerais
Grande Sertão: veredas
Corpo de baile
Sagarana
Tutameia
Cordisburgo / Minas Gerais
Grande Sertão: veredas
Corpo de baile
Sagarana
Tutameia
JORGE AMADO
10/08/1912 a 06/08/2001
Itabuna / Bahia
02/07/1916 a 17/05/2008
São Paulo / São Paulo
Um chapéu para viagem
30/05/1940
Caicó / Rio Grande do Norte
As pelejas de Ojuara
23/01/1941 a 18/07/2014
Itaparica / Bahia
A casa dos Budas ditosos
Viva o povo brasileiro
19/06/1944
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Benjamim
Leite derramado
O irmão alemão
24/08/1947
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
04/01/1948
Maragogipe / Bahia
Itabuna / Bahia
Capitães da areia
Os subterrâneos da liberdade - I
Os ásperos tempos
Os subterrâneos da liberdade - II
Agonia da noite
Os subterrâneos da liberdade - III
A luz no túnel
Mar morto
Jubiabá
O gato malhado e a andorinha Sinhá
Os pastores da noite
ZÉLIA GATTAI
São Paulo / São Paulo
Um chapéu para viagem
Senhora dona do baile
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
09/01/1920 a 09/10/1999
Recife / Pernambuco
Morte e vida Severina
Educação de pedra
Auto do frade
NEI LEANDRO DE CASTRO
Caicó / Rio Grande do Norte
As pelejas de Ojuara
JOÃO UBALDO RIBEIRO
Itaparica / Bahia
A casa dos Budas ditosos
Viva o povo brasileiro
CHICO BUARQUE
19/06/1944
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Benjamim
Leite derramado
O irmão alemão
PAULO COELHO
24/08/1947
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
O alquimista
Diário de um mago
Adultério
CID SEIXAS
04/01/1948
Maragogipe / Bahia
GABRIELA LEITE
22/04/1951 a 10/10/2013
São Paulo / São Paulo
Filha, mãe, avó e puta
DANIEL GALERA
13/07/1979
São Paulo / São Paulo
São Paulo / São Paulo
Filha, mãe, avó e puta
DANIEL GALERA
São Paulo / São Paulo
Barba ensopada de sangue
Mãos de cavalo
\\\\\
/////
\\\\\
/////
... motivantes leituras ...
... habitar no livro ...
... habitar o livro ...
!
!
!
"O livro e o ler não são poeira acumulada ...
são um excelente desincrustante das toxinas mentais!
Sobretudo das mais difíceis - as da inconsciência!"
... motivantes leituras ...
... habitar no livro ...
... habitar o livro ...
!
!
!
"O livro e o ler não são poeira acumulada ...
são um excelente desincrustante das toxinas mentais!
Sobretudo das mais difíceis - as da inconsciência!"
Fontes das imagens: internet e Janielson Matins