domingo, 14 de agosto de 2016

CAFÉ COM LETRAS - POEMA COM ASSOMBRAÇÃO E CAIPIRINHA


NOITE MAL ASSOMBROSA
(Janiel Martins - RN / Brasil)

É noite no Sertão
O vento vem de todas as direcções
Parece aparecerem malassombros.

Brasil amantes de futebol
Sertão
Amantes delirantes
Delirantes
Em futebol
Delirantes.

No meio do vendaval
Na ruinha escura
Aparece o Zé Carias
Calabreando para os quatro lados.

Não muito amante do futebol
Parece um pesadelo
Tentando andar
Em direcção cachaceira
Em cachaça.

Depois de quarenta minutos
Andou quarenta metros
Pesadelo acabou

Virou sonho
Cheiro de cachaça
Acordou o Zé Carias.

Zé Carias tentou
Apontar para a televisão
Onde a tremedeira o dominava
Perguntou
Comprade … comprade
Chico Caboco
É jogo
Chico Caboco
Responde com o sermão
Na ponta da língua
É uma televisão.

Chico Caboco
Já estava no seu segundo litro de pinga
Antes de começar o jogo
E foi logo dizendo
Toma a tua meu amigo
Meu grande compadre Zé Carias
Meou o copo
E Zé Carias foi de boca
Em direcção.

Encontrou
Desceu numa golada só
A tremedeira se estabilizou
Papo vai
Papo vem
O chico Caboco meou o copo
E meteu o grito.

Tô doido pra apostá
O Zé Carias respondeu
Ou a cachaça o respondeu
Meou o copo também
Eu aposto com você … meu compadre.

A pinga
Por alguns minutos
Ficou na mesa sem ninguém tocar
Enquanto isso
Chico Caboco e Zé Carias
Discutiam o que iam apostar.

O que fará dois bêbos apostar!
A cachaça
A pinga
Foram as únicas testemunhas
Chico Caboco e Zé Carias
Apostaram a vida
Numa partida de futebol.

Durante todo o jogo
Houve muita conversa
Não de bola
E sim de como seria a morte.

Um dizia para o outro
Eu sou homem suficiente
Para cumprir com minha palavra
A cachaça respondia o mesmo.

Lá se foram mais dois litros de pinga
Quem ganhou a aposta
Foi o Chico Caboco.

Chico Caboco falou
É … meu grande amigo e compadre
Zé Carias
Os botecos da nossa terra
Vão sentir sua falta
O comércio vai tá de luto.

Zé Carias falou
É meu grande amigo e compadre
Eu sou homem
Sou macho
E tu pode me matar
Meu compadre Chico Caboco
Porque se eu tivesse ganhado
Eu que iria ti matá.

Zé Carias falou
Vamo cumprir
Chico Caboco falou
Infelizmente vamo … meu compadi.

Os dois tentaram levantar
Calabreando um para cada lado
Do chão não passaram
Predicou  Seu Joaquim
O dono do boteco.

Madrugada alta
Ou já num laivo de raio de sol
Zé Carias e Chico Caboco acordaram
Abraçados no meio na rua
Na ânsia de à cachaça voltar
E nada de morte vingar.

É assombração
É mula sem cabeça
A danada da assombração
Safada pela pinga.



Caipirinha ... moderada ...!!! 

Moderação ... gente ...!!!


Ingredientes:

1 limão.
1 colher de sopa de açúcar.
4 folhas de hortelã.
50 ml de cachaça. 



Modo de preparação:

Corte os fundos do limão, corte-o ao meio no sentido longitudinal.
Retire as partes brancas do meio e corte-o em cubos.
Num copo batedor, adicione o limão, o açúcar e as folhas de hortelã.
Macere, adicionando a cachaça, e alguns cubos de gelo.
Bata um pouco.



Saboreie-se ... decifre os seus intentos ...!!! 


Fonte das imagens: Janiel Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário