sábado, 13 de agosto de 2016

CAFÉ COM LETRAS - PREDICADO DO POETA

Antônio Baltazar Gonçalves (fonte da imagem)
Predicado do poeta ... predica Antônio Baltazar Gonçalves (SP / Brasil) 

... predica versando, narrando, contando, sentindo, pensando e dizendo ...

... predicar sonhando ... é predicado de poeta ...!!! 

Antônio Baltazar Gonçalves (fonte da imagem)
"Os poetas comparam os seus amores às flores, a monstros e abismos comparam às dores de suas perdas. Eles também vêm beleza onde não há o que alegre os outros e podem ver o amor surgir mesmo na maior sequidão, no abandono, na partida, no choro, na demolição e até nos novos planos de um arquiteto diante de sua construção. Em geral, os poetas comparam tudo a tudo para dizer o que toda gente fala sem rodeio:
O AMOR É LINDO, EU AMO VOCÊ
Os poetas são fechados para o mundo que vai além deles, são fechados para a certeza, para a verdade. E inventam saídas para o crustáceo em que se tornaram, para o autismo-lugar onde vivem no longe além daquela janela. Para expressar o que sentem e exprimir o que vêm, comparam... Comparam para revelar, para descobrir e possuir. Para entender e sentir, os poetas compararam. Enamorados, os poetas dizem coisas estranhas porque não conseguem simplesmente dizer:
O AMOR É LINDO, EU AMO VOCÊ
No entanto, como flores do deserto, orquídeas e arrecifes, o verdadeiro amor do poeta (que são os poemas que escreve) aponta como estrela em noite escura, floresce planta no jardim ou em vaso dentro de casa, acumula camadas de cálcio e forma corais coloridos nas beiras de um mar inventado. Os outros dizem, por toda banda as pessoas dizem de uma orquídea que é “exemplar único” quando elas estão como a areia da praia espalhadas pelo mundo, pelo mundo que são os mundos de todos os tamanhos. Tem orquídea do tamanho da lua, tem orquídea menor que a unha. Há milhares de orquídeas reunidas em estufa e à venda em galerias mas estas são poemas comuns, sem perfume, não traduzem o que toda gente quer ouvir:
O AMOR É LINDO, EU AMO VOCÊ
O poema que se quer ouvir abre-se flor do deserto, colorido no alto da montanha ou no tronco retorcido de uma árvore do cerrado. Numa restinga afastada, numa rifaina desconhecida. No mundo triste, o poema é luz debaixo de um cipreste e se abre mesmo é no silêncio para os olhos de quem passa. O poema é o sal da terra no pensamento, como se da boca que se quer beijar ouvisse dizer:
O AMOR É LINDO, EU AMO VOCÊ
Toda gente sabe que orquídea-pensamento existe, mas é rara como flor no deserto. Nos Pirinéus acontece de abrir a pudica orquídea Pensamento-meu - sempre distante: desabrocha convidando no capricho de ocultar-se de mim sorrindo. Orquídea é flor que sabe guardar em si dúvidas macias já os arrecifes da praia, não. Eles abraçam as ondas com uma certeza bruta, a certeza cega da pedra submersa no tempo da solidão. As orquídeas da Tailândia são as mais exóticas porque tudo que é exótico vem do Oriente. O Oriente está na soleira da minha porta mas a minha casa está à beira do Ocidente. Não sou poeta, mas na minha casa a flor do deserto, as orquídeas e os arrecifes transfiguram seu perfume porque EU AMO VOCÊ.
Mas veja, que sorte a minha! Ali outra flor decora outro poema. Alheia de mim, alheio de mim: acomodam meus sentidos tanto a flor quanto o poema - pétalas de carne e osso. O Belo é assim, assalta o espírito. A leveza do amor faz vibrar o corpo e estampa sorriso de alegria, é a prova de um feliz encontro."
Antônio Baltazar Gonçalves (fonte da imagem)
Sendo poema tem refrão sentido ... dito e impregnado por todos os amantes ... 
tal como ... no predicar de Fernando Pessoa ...

"Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
(...)"

Fonte da imagem: internet
Ridicularizemos, em nós, assim ... 
... muitão ridículos ... 
... amantes ... 
... de verbo e de corpo ...!!!

 
Janiel Martins

Um comentário:

  1. Zveznat vrt je vsako naše sinje nebo,
    na katerem angeli prah trosijo,
    da iz teme svetle zvezde zasadijo,
    iz vsakih naših sanj
    zlato fontano naredijo,
    v njej mogočno to vesolje
    vse po čudežu uredi,
    v srečo vsako solzo z lahkoto spremeni.

    Luna tam dotika se
    mojega in tvojega srca,
    ko utrujen dan nas zapušča,
    da tvoje male in moje velike skrbi
    v vesolju želje pozlati.

    Štefka Vodenik

    ResponderExcluir