segunda-feira, 11 de abril de 2016

CAFÉ COM LETRAS - CERÂMICA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU


SÃO JOSÉ DE MIPIBU / RN / BRASIL

CERÂMICA


Foi na Pré-História, no período Neolítico, que se considera que a cerâmica foi criada.

O material cerâmico mais antigo e catalogado, perde-se na História da Humanidade e, 
segundo constam as referências, foram encontradas, em escavações arqueológicas, 
na Europa Central, no Japão e na Floresta Amazónica - no Brasil.

A expressão "cerâmica" provem do Grego Clássico e tem o significado de "argila queimada".

Cerâmica é, assim, todo o vasto leque de produtos que tem o barro/argila, como matéria-prima, exposto a elevadas temperaturas, durante o processo de cozedura.

Utilizados, inicialmente, para guardar e reservar bens alimentares e água, com finalidades de subsistência e manutenção, evoluíram para intentos e formatos figurativos, de representação simbólica, decorativos e industriais, ao longo dos tempos, sem, contudo, 
que a sua função utilitária fosse descartada.

Cerâmica utilitária e decorativa são os dois pontos que extremam e unificam 
a função do barro, nos registos da criação humana.

Grês, barro e porcelana são as três variedades de cerâmica e destinam-se, pelas suas características, à produção diferenciada de peças, tanto de natureza figurativa/artística como utilitária, mantendo-se alheias às valorizações sociais que lhes foram e são incutidas. 
Todas cumprem a sua função, de existência, desde o início do processo de moldagem! 

A produtividade e consumo de peças de cerâmica é universal e difundida por todo o planeta, onde a criação e a materialização das necessidades humanas se fizeram e fazem manifestar.

Com uma variada hierarquização de valorização e apreciação tem, 
no seu reportório de existência, a garantia da fidelidade e do constante servilismo,
para com o homem.
Vale, em coerência e justa imposição, referir que, a cerâmica, 
mais deve assumir o estatuto de assíduo companheiro da humanidade, 
mais não sendo pelo seu real valor histórico e antropológico.

No nosso país, são vários os Estados onde a produção de cerâmica é um desígnio, 
sendo que, em todo o Brasil, ela é comercializada e usada
 em consonância com a sua franqueza social e comercial.
São vários os locais assinalados como referência de produção e comercialização de cerâmica.


Vista parcial de São José de Mipibu. Ao fundo os dois torreões da Igreja.

Esta matéria oferece a digna homenagem à Olaria, 
como meio de subsistência e de categorização cultural e ambiental, 
ao Município de São José de Mipibu.

São José de Mipibu é uma cidade localizada a cerca de 30 km, 
no sentido sul de Natal (capital do Estado), 
no Estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste, Brasil.
Emblemático centro de produção e comercialização de trabalho em cerâmica.

As peças fotografadas e exibidas neste artigo, integram uma colecção particular de 
um cidadão português e adquiridas em São José de Mipibu, 
tanto na olaria como nos pontos de venda circundantes  e da  cidade.

Refere o coleccionador, não reconhecer a hipótese de estar no Brasil 
e especificamente no Estado do Rio Grande do Norte, sem fazer, 
obrigatoriamente, 
paragem em São José de Mipibu, para, 
cito: 
"... sentir a gente, sentir o local, sentir o Nordeste em essência e, assumir o barro e os seus atributos de plasticidade e adaptação ...", 
citando ainda: 
"... é um cumprimento e um louvor, parar e estar numa olaria, com o cheiro das amizades já estabelecidas, em são José de Mipibu ...", 
continuando a citar: 
"... depois da olaria é a hora de degustar o pastelzinho, bem brasileiro, adquirido num dos vários pontos de venda localizados na ampla praça principal (pracinha), sentado na companhia de todos os transeuntes, da luminosidade do sol e da sombra de uma árvore. Chama-se vida!"

Peças da colecção:


























Bem haja, com muita consideração e dedicação, 
a São José de Mipibu 
e a todas/os as/os qualificados e preciosos ceramistas,
dignos promotores de empreendedorismo
 e de desenvolvimento cultural e turístico.

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Fonte das imagens: Janielson Martins




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