segunda-feira, 23 de maio de 2016

CAFÉ COM LETRAS - CERÂMICA DA ILHA DE SÃO MIGUEL, VILA FRANCA DO CAMPO

(2)

Vila Franca do Campo
São Miguel
Açores
Portugal

Vila Franca do Campo, sede de concelho, um dos seis existentes na Ilha de São Miguel.

Vila Franca do Campo, terra de peixe e pescadores, terra de oleiros e olarias, 
terra de gente que dignifica a terra com as nobres glórias da honra.

Terra de São João e das marchas da Vila, terra do Ilhéu, de praias, do porto, 
de desportos, de restauração e hotelaria, 
da cultura, de modernidade a par dos valores históricos e arquitectónicos ...
 ... de uma vida repleta de novidades e de belezas que se exibem e escondem
 em cada esquina, em cada janela, em cada portada, 
em cada vitral ... terra residencial e de turismo.

Vila Franca do Campo ... museu vivo 
de gente e de manifestos culturais ... museu vivo de razões
 históricas, antropológicas e psicológicas, onde a honra 
habita as motivações e a naturalidade do quotidiano de todos e de cada um!

Oleiros e olarias ... homenagem seja feita aos mestres oleiros da Vila.

Mestre Batata, Mestre João da Rita e a todos de igual merecimento 
referencial ... homens da terra, ilhéus de natureza e opção.

Serei homem brasileiro do nordeste e português micaelense?

São Miguel enfeitiçou-me, desde a primeira vez que a Ilha me deixou conhecê-la.
A sua permissão em me acolher, romperam as amarras da paixão e, em brutal pujância,
me deixei ir por onde a Ilha me levou.

Senti o Arcanjo-Lar na sua materialização da Ilha-Lar.

Senti-me acolhido, divinalmente acolhido pela terra que acabaria por
me criar as sensações mais belas, prazerosas, contrastantes e mágicas 
que jamais abandonarei ... 

Estão tatuadas na minha alma ...

Alimentam-me o sorriso ...

Co-habitam nos meus prazeres ...

..........
.....
.

São Miguel

Vila Franca do Campo

O barro, a loiça regional da Vila Franca ...


(1)

(1)

(3)


(3)

(4)

(5)

(6)

(7)

(8)


(8)


(8)




(9)

(10)


(10)

(1) Mealheiros
(2) Assador de castanhas
(3) Assadeiras pingadeiras
(4) Sertã
(5) Frigideira
(6) Caçarola
(7) Alguidar
(8) Tigelas
(9) Malga
(10) Miniaturas (brinquedos de época)
(Colecção particular)


Vila Franca do Campo

São Miguel

Açores

Portugal

\\\\\     /////     \\\\\     /////     \\\\\    

Edição: Janiel Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário