sábado, 18 de junho de 2016

SUSTENTO DA ALMA - APOSTA NA CULTURA DO LIVRO E DO LER


OPÚSCULO HUMANITÁRIO 

NÍSIA FLORESTA

Publicado em 1853, no Rio de Janeiro.


Ouve-se, pela voz eterna de mulheres e homens da laia de Nísia Floresta (1809 ou 10 a 1885) ...


Esta matéria está entranhada na motivação de rejeitar que a cultura do conhecimento 
e a cultura do ler sejam tão desprezadas no Brasil.
Não se poderá dizer que são desvalorizadas ... já que ... frequentemente, se ouve, da boca do mais burgesso assassino, ao mais inculto dos mortais, passando por todos os que se julgam apetrechados de regalias ou pelos que nem sabem que existem ... insultarem outrem com a designação de "ignorante, inculto" ...e afins.

Aproveitando esta, ainda que pouco fiável, valorização do conhecimento e da cultura, onde o livro e o ler são as vias de materialização desse mesmo valor, eis então novo investimento sobre o livro, o ler, o conhecimento ... e a cultura destes Senhores e destas Senhoras Qualificações, ao serviço da Educação e do Civismo Civilizado ... tão preciosos e necessários no nosso Brasilis ...

É ... recordando, ou apresentando uma Mulher Brasileira, Nordestina (RN), já mencionada em matérias deste blogue .... pela sua imponente dedicação às questões da Educação, especificamente das Mulheres, ao que se poderá acrescentar (legitimamente), 
pela actualidade e peremptoriedade do assunto ... Educação da População.

Opúsculo Humanitário 

Prefácio (Peggy Sharpe-Valadares)



Opúsculo Humanitário 

Posfácio (Constância Lima Duarte)



Em luta constante contra os logros na Educação e Escolarização Públicas Brasileiras ...

Em luta constante em prol da Escola Pública Digna e de Excelência ...

Em luta constante pela exigência de professores formados e competentes, em todas as escolas públicas ... de professores formados  (do início ao fim dos cursos) ... sem classificações de facilitismo, sem trabalhos comprados, apenas para terem mais uma disciplina feita ... 

Em luta constante contra os resumos de obras ... exigência da leitura obrigatória das obras integrais (tanto aos professores como aos alunos), com discussão oral, sem a mera leitura de alguma coisa escrita (copiada ...!!!) num monte de papéis, 
em falsa representação do estudo e do trabalho ... 

Em luta constante por professores a leccionarem a disciplina correspondente ao curso que, com o mérito próprio, concluíram ...!!! Ou seja ... fazer valer o cumprimento daquilo que se considera ser a profissão de professor ...

Em luta constante para a clarificação do percurso académico, das qualificações motivacionais, científicas e pedagógicas das pessoas que ocupam vagas de professores e auferem salários ...

Em luta constante contra o absurdo das classificações de 10, quando se erram respostas .... onde os "professores" debitam a inconsciência e o desconhecimento ... os alunos nada sabem ... os pais não reclamam ... e os responsáveis institucionais e políticos ficam silenciados ...
 Para quando o recurso aos Tribunais, para sanar de vez estas práticas, 
que apenas fomentam a falsidade?

Em luta constante para fazer coincidir o valor dos salários (válido para todos os considerados agentes) com a qualidade do trabalho desempenhado, bem como com o devido cumprimento das éticas e rigorosas obrigações ...

Em luta constante por horários escolares decentes ... com práticas lectivas de exigência e de qualidade ...

Em luta constante pelo extermínio de resuminhos e de "trabalhos" comprados ...

Em luta constante em prol do debate digno, honesto, conhecedor, dentro da sala de aula, onde a exigência esteja centrada no estudo e no trabalho ...
 e, jamais, na fantochada que se presencia ... 

Em luta constante para a protecção dos direitos que assistem todas as crianças ... tão comummente enganadas, pelo próprio sistema educativo público brasileiro ...

Em luta constante contra a mentira ... contra a cabulagem ... contra o plágio ...!!!

Recordando, novamente, uma máxima do psicanalista Wilhelm Reich:

"Amor, Trabalho e Sabedoria são as fontes da vida. Deviam também governá-la". 



Livro pouco comum e de difícil acesso ... contudo, estimados compatrícios ... 
coloquemos a nobreza ao serviço de todos. 
A exigência de novas edições ... também é uma função da Escola. É bom não esquecer ...!!! 
Eduquemos-nos .... na EDUCAÇÃO.

Que a Escola Pública Brasileira passe a ser uma Casa do Livro.
Do livro lido, lido, lido, lido, lido ...!!!

Exigência do LIVRO e da LEITURA ...

Boa Leitura ... Boas Leituras ...!!!



Fonte das imagens: Janiel Martins
 (do livro da colecção própria)






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