domingo, 21 de fevereiro de 2016

CAFÉ COM LETRAS - ILHA DE SÃO MIGUEL


SÃO MIGUEL
(Pormenores sentidos)

Açores
Portugal
Nesta minha última estadia na Europa, fui privilegiado com uma passagem pela 
Ilha de São Miguel, nos Açores, caracterizado por todo o Portugal, 
como a sua região de maior beleza.
A pouco mais de 2 horas de voo do Porto, aterra-se em Ponta Delgada, 
capital da Ilha de São Miguel - Açores.
Voo tranquilo, voo interno, mas com uma subtil e suave impressão de que 
a sub-tropicalidade era o destino.
Assim foram os meus sentidos!
De fato, ao aterrar em Ponta Delgada, logo nas escadas para descer do avião, 

as calças de ganga começam, levemente, a ficar comprimidas às pernas...


Senti que a minha existência estava a ficar mais próxima e conjugada com 
a coletiva existência humana.
Este sentimento, de origem comum, foi-se incorporando de tal forma que, 
no dia seguinte, ao me deparar a integrar o cenário da Caldeira Velha, 
na encosta do pico vulcânico que alberga a Lagoa do Fogo, senti-me a 
comunhar com um ambiente jurássico, tal a monumentalidade 
da beleza e da desconcertante surpresa de integração.


Descrever São Miguel, sem sentir a Ilha, é mentir!
Enquanto brasileiro e como brasileiro nordestino, aludirei, aos meus sentidos 
da forma mais direta e frontal que me for possível, tal como a 
frontalidade da essência do Sertão do Nordeste Brasileiro!
                                                                                      Assim: 

Terei que tentar relatar, da forma mais próxima dos meus sentimentos, 
face a esta notável nobreza que os deuses (deve ter sido trabalho de todos!), 
num dedicado dia de inspiração, ofereceram ao mundo.
... Fiquei, de imediato, açoricodependente. 
Assustei-me com a pureza e a densidade deste sentimento.
... Descobri, para meu alívio, que a açoricodependência não seria uma doença, 
mas sim uma paixão!
Senti a açoricodependência, mas só a identifiquei quando saí da Ilha, 
de regresso ao Porto.



Fiquei preso à Ilha, ao sair dela! 
Ela é, determinantemente, uma paixão! É uma fusão com um território ilhéu, 
onde se conjugam os elementos primeiros: água, fogo, ar, terra.
É uma equidade de existência, é o ser a mesma coisa, é o estar intrincado 
no espaço e o espaço intrincado no ser.
Sem refletir, rendi-me às emoções ... passei a estar apenas a sentir. 
Senti que não existiam matrizes prévias de valorização, a não ser a adesão 
incondicional, brutal, maciça e imediata a tudo o que é estímulo açoriano, inerente 
a este constante estado fusional, eterna, abrangente e saborosa dependência. 
Neste enquadramento existencial passa apenas a existir a alimentadora 
estimulação, misturada com a angústia e dor da consciência da 
separação física da dualidade tatuada - ilha/homem.
Não interessa a editora, não interessa o escritor, 
não interessa o artista, não interessa o documento ou o documentário, 
não interessa o canal televisivo, não interessa a estação de rádio, jornal ou 
coleção de postais ou mesmo as próprias fotos tiradas ... !!!

   
   Interessa, tão só, ouvir a ânsia de estar novamente na materialização desta
dependência, na reativação  dos sentidos existentes e inventados da textura do mar, 
da felicidade do basalto, da irrequieta magia sísmica e vulcânica, 
da essência genuína da gente, na exaltação da total pertença a essa Ilha, 
certamente ao Arquipélago dos Açores.
Indubitavelmente, não se pode fugir de São Miguel, esta pujante e nobre terra. 


 A Ilha entranha-se corporalmente, ...,  comandando!
Não são experiências turísticas ... é Vida! Vida que, 
muito brevemente será outra vez vivida.



Sem retorno na existência. Nunca mais se fica igual!

               Ilha nobremente pujante! Tatuaste-te na minha alma!


Açores, até breve ... muito breve!

Gratidão profunda a São Miguel.
Gratidão profunda e antecipada às 8 Ilhas que ainda não senti!

Texto e imagens: Janiel Martins











Um comentário:

  1. Uma beleza de descrição, uma genuína transposição de sentimentos para um texto.
    Indubitavelmente, uma narrativa poética de excelência.
    Literatura pura.

    ResponderExcluir