1 de Junho
... comemoração do Dia Mundial da Criança ...
Haverão motivos para ser um dia de festa?
Ou, infeliz e contrariamente, haverão motivos (de sobra!)
para ser um dia de luta(o)?
LIBERDADE, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.
IGUALDADE, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.
JUSTIÇA, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.
Dia Mundial da Criança - todos os ... Primeiro de Junho.
Hoje, 01 de Junho de 2016 ... é Dia Mundial da Criança ...!!!
No contributo das comemorações deste dia (que ainda tem que ser assinalado ...), revela-se de importância maior, salientar e recordar alguns passos determinantes para o entendimento do que é o Desenvolvimento e, acrescida importância ... do Desenvolvimento da Criança.
Mas ... antes, um memorando sobre os DIREITOS DA CRIANÇA... Lê-se em Wikipédia, a enciclopédia livre: |
"Declaração Universal dos
Direitos da Criança
Declaração dos
Direitos da Criança foi proclamada pela Resolução da Assembleia Geral 1386 (XIV), de 20
de Novembro de 1959.
Tem como base e
fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das
crianças que devem ser respeitadas e preconizadas em dez princípios.
Princípios
Ata
da criação da Declaração dos Direitos da Criança - UNICEF
Princípio I - À
igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
·
A criança desfrutará de todos os direitos enunciados
nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem
qualquer excepção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo,
idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou
origem social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à
própria criança ou à sua família.
Princípio II - Direito
a especial protecção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
·
A criança gozará de protecção especial e disporá de
oportunidade e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de
modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente
de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade
Princípio III -
Direito a um nome e a uma nacionalidade.
·
A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um
nome e a uma nacionalidade.
Princípio IV - Direito
a alimentação, moradia e assistência médica, adequadas para a criança e a mãe.
·
A criança deve gozar dos benefícios da previdência
social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa
finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados
especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a
desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
Princípio V - Direito
a educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente
deficiente.
·
A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que
sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os
cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Princípio VI - Direito
ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
·
A criança necessita de amor e compreensão, para o
desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível,
deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em
qualquer caso, em um ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo
circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de
sua mãe.
Princípio VII -
Direito a educação gratuita e ao lazer infantil.
·
O interesse superior da criança deverá ser o interesse
director daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal
responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
·
A criança deve desfrutar plenamente de jogos e
brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as
autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
·
A criança tem direito a receber educação escolar, a
qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à
criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em
condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua
individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser
um membro útil à sociedade.
Princípio VIII -
Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
·
A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar
entre os primeiros a receber protecção e auxílio.
Princípio IX - Direito
a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
·
A criança deve ser protegida contra toda forma de
abandono, crueldade e exploração. Não será objecto de nenhum tipo de tráfico.
·
Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de
uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se,
ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua
saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
Princípio X - Direito
a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e
justiça entre os povos.
·
A criança deve ser protegida contra as práticas que
possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole.
Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade
entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que
deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes."
Sublinha-se, entretanto que, ..., não apenas neste dia, mas em qualquer outro e em qualquer ponto do planeta, a exigência do cumprimento dos Direitos da Criança
é uma OBRIGAÇÃO colectiva.
é uma OBRIGAÇÃO colectiva.
É ... revelando o que é o desenvolvimento da criança ...!!!
Comemorando ... escarrapacha-se aqui, orgulhosamente, mais um texto do meu querido e admirável homem - Paulo Passos, que está datado de 9 de Junho de 2000 e publicado no Jornal Correio do Minho (Braga, Portugal) no dia 12 de Junho de 2000.
Comemorando ... escarrapacha-se aqui, orgulhosamente, mais um texto do meu querido e admirável homem - Paulo Passos, que está datado de 9 de Junho de 2000 e publicado no Jornal Correio do Minho (Braga, Portugal) no dia 12 de Junho de 2000.
"Ensaio sobre a infância" ... nem a propósito ...
para ser acrescentado à revisão dos DIREITOS ...
para ser acrescentado à revisão dos DIREITOS ...
Aos (des)governantes, que o são ... por sufrágio (ou outros meios ... de duvidosa justiça) ...
isto é para tatuar na alma ... !!!
Não é apenas para mais um momento inútil de blá-blá-blá e lero-lero-lero
... que tanto gostam ...!!! Entendido? ... Ou é preciso fazer-se um desenho?
Façam de conta que são competentes ... !!! ... aliás, como sempre fizeram...!!!
Psicologia e Justiça são dois excelentes pilares de construção ambiental ...
... poderiam começar a ler qualquer coisita sobre isto!
Se não entenderem ... podem sempre ter explicações! Sem desculpas!
Extermínio ao culto das diferenciações sociais entre crianças (e entre todos!) ...
(lamentavelmente e, em abono da verdade, ... psicossocialmente,
é preciso existir o desprotegido/desfavorecido
para o protegido/favorecido confirmar
a sua protecção/favorecimento e condição de privilegiado)
... há crianças desprotegidas/desfavorecidas
das obrigatoriedades do cumprimento dos DIREITOS,
enquanto outras esbanjam regalias ...
Infeliz miséria ... nutrir e enfardar o próprio psiquismo à custa das fomes de crianças ...
Denunciar os falsos benfeitorismos e as comissõezecas
(à custa de dinheiros públicos)
que existem e que pouco rendem e fazem, para além de sugarem alguma coisita
(gorda!) para os bolsos próprios e de enfeitarem a vida
de muita Barbie e muito Ken ...
... tão abundantes por aí e por aqui ...!!! Será praga ... !!!???
TRABALHO CONCRETO PARA EXTERMINAR DESIGUALDADES ...
... PRECISA-SE ... COM URGÊNCIA.
LUTAR CONTRA O MAL E O PROMOTOR DO MAL.
LUTAR CONTRA O MAL TRAVESTIDO DE BEM.
ACORDAI GENTE... há crianças a morrer de fome (e de outras moléstias),
enquanto O PODER INSTITUCIONAL E POLÍTICO (e o poder do AMIGUISMO),
finge que trabalha, entretido à volta de uma mesa, sorridente ...
com intervalos longos, frequentes
e bem recheados de COMIDA ...!!! Paga com dinheiros de quem?
(DMC) Dia(s) Mundial da Criança - Igualdade e Justiça, onde estais vós? |
... todos são ramos da mesma árvore ...
IGUALDADE É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA
JUSTIÇA É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA
LIBERDADE É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA
Ninguém é livre com a mente enganada, a alma esmagada e a barriga vazia ...!!!
--- ///// --- \\\\\ --- ///// --- \\\\\ ---
Fonte das imagens: Janiel Martins Imagem (DMC) - internet |