quarta-feira, 1 de junho de 2016

SUSTENTO DA ALMA - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

1 de Junho 

... comemoração do Dia Mundial da Criança ...

Haverão motivos para ser um dia de festa?
 Ou, infeliz e contrariamente, haverão motivos (de sobra!)
para ser um dia de luta(o)?

LIBERDADE, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.

IGUALDADE, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.

JUSTIÇA, DESCE DO CONCEITO E PÕE-TE EM PRÁTICA.


Dia Mundial da Criança - todos os ... Primeiro de Junho.

Hoje, 01 de Junho de 2016 ... é Dia Mundial da Criança ...!!!



No contributo das comemorações deste dia (que ainda tem que ser assinalado ...), revela-se de importância maior, salientar e recordar alguns passos determinantes para o entendimento do que é o Desenvolvimento e, acrescida importância ... do Desenvolvimento da Criança.


Mas ... antes, um memorando sobre os DIREITOS DA CRIANÇA...


Lê-se em Wikipédia, a enciclopédia livre:
"Declaração Universal dos 
Direitos da Criança
Declaração dos Direitos da Criança foi proclamada pela Resolução da Assembleia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959.
Tem como base e fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitadas e preconizadas em dez princípios.
Princípios
Ata da criação da Declaração dos Direitos da Criança - UNICEF

Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
·         A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer excepção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.
Princípio II - Direito a especial protecção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
·         A criança gozará de protecção especial e disporá de oportunidade e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade
Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.
·         A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.
Princípio IV - Direito a alimentação, moradia e assistência médica, adequadas para a criança e a mãe.
·         A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
Princípio V - Direito a educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
·         A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
·         A criança necessita de amor e compreensão, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de sua mãe.
Princípio VII - Direito a educação gratuita e ao lazer infantil.
·         O interesse superior da criança deverá ser o interesse director daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
·         A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
·         A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.
Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
·         A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar entre os primeiros a receber protecção e auxílio.
Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
·         A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objecto de nenhum tipo de tráfico.
·         Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
·         A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes."


Sublinha-se, entretanto que, ..., não apenas neste dia, mas em qualquer outro e em qualquer ponto do planeta, a exigência do cumprimento dos Direitos da Criança 
é uma OBRIGAÇÃO colectiva. 



É ... revelando o que é o desenvolvimento da criança ...!!!

Comemorando ... escarrapacha-se aqui, orgulhosamente, mais um texto do meu querido e admirável homem - Paulo Passos, que está datado de 9 de Junho de 2000 e publicado no Jornal Correio do Minho (Braga, Portugal) no dia 12 de Junho de 2000.

"Ensaio sobre a infância" ... nem a propósito ... 
para ser acrescentado à revisão dos DIREITOS ...


Aos (des)governantes, que o são ... por sufrágio (ou outros meios ... de duvidosa justiça) ... 
isto é para tatuar na alma ... !!!

Não é apenas para mais um momento inútil de blá-blá-blá e lero-lero-lero
 ... que tanto gostam ...!!!  Entendido? ... Ou é preciso fazer-se um desenho?

Façam de conta que são competentes ... !!! ... aliás, como sempre fizeram...!!!
Psicologia e Justiça são dois excelentes pilares de construção ambiental ...
... poderiam começar a ler qualquer coisita sobre isto! 
Se não entenderem ... podem sempre ter explicações! Sem desculpas!


Extermínio ao culto das diferenciações sociais entre crianças (e entre todos!) ... 
(lamentavelmente e, em abono da verdade, ... psicossocialmente, 
é preciso existir o desprotegido/desfavorecido
para o protegido/favorecido confirmar 
a sua protecção/favorecimento e condição de privilegiado)
... há crianças desprotegidas/desfavorecidas 
das obrigatoriedades do cumprimento dos DIREITOS, 
enquanto outras esbanjam regalias ...

Infeliz miséria ... nutrir e enfardar o próprio psiquismo à custa das fomes de crianças ...


Denunciar os falsos benfeitorismos e as comissõezecas 
(à custa de dinheiros públicos)
que existem e que pouco rendem e fazem, para além de sugarem alguma coisita
(gorda!) para os bolsos próprios e de enfeitarem a vida
de muita Barbie e muito Ken ...
... tão abundantes por aí e por aqui ...!!! Será praga ... !!!???

TRABALHO CONCRETO PARA EXTERMINAR DESIGUALDADES ... 
... PRECISA-SE ... COM URGÊNCIA.
LUTAR CONTRA O MAL E O PROMOTOR DO MAL.
LUTAR CONTRA O MAL TRAVESTIDO DE BEM.

ACORDAI GENTE... há crianças a morrer de fome (e de outras moléstias), 
enquanto O PODER INSTITUCIONAL E POLÍTICO (e o poder do AMIGUISMO), 
finge que trabalha, entretido à volta de uma mesa, sorridente ... 
com intervalos longos, frequentes
e bem recheados de COMIDA ...!!! Paga com dinheiros de quem?

(DMC) Dia(s) Mundial da Criança - Igualdade e Justiça, onde estais vós?
... todos são ramos da mesma árvore ...


IGUALDADE É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA

JUSTIÇA É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA

LIBERDADE É UMA EXIGÊNCIA IMEDIATA E CONTÍNUA

Ninguém é livre com a mente enganada, a alma esmagada e a barriga vazia ...!!!

---   /////   ---   \\\\\   ---   /////   ---   \\\\\   ---

Fonte das imagens: Janiel Martins
Imagem (DMC) - internet



terça-feira, 31 de maio de 2016

ASSADO DE ENTREMEADA COM LIMÃO E ALHO

Ingredientes:

- Entremeada de porco
- 3 dentes de alho
- Sumo de limão
- 1 malagueta
- 2 folhas de louro
- Sal q.b.
- Azeite

Modo de preparação:

Abra a peça de entremeada a meio, de forma a poder formar duas partes a ensanduichar.
Esfregue, cada parte da entremeada, com um pouco de sal.

Corte os dentes de alho às rodelas e espalhe-as sobre uma das partes da carne, juntamente com as folhas de louro partidas aos pedaços e a malagueta.
Polvilhe com sumo de limão.


Ensanduiche o preparado com a outra metade da entremeada.




A preparação da carne deve ser feita de véspera, para que a intensidade do alho se entranhe por toda a carne.

Antes de ir ao forno, esfregue bem toda a peça de carne com sumo de limão.

Deite um fio de azeite numa assadeira (preferencialmente de barro), coloque a carne e cubra com papel de alumínio.

Vai ao forno, previamente aquecido a 200 graus.
Após decorridos os primeiros 15 minutos, aproximadamente, retire o papel de alumínio e deixe assar até que a carne seja invadida pelo crocante dourado de um assado digno de nome.


Acompanha com uma boa dose de mistura de legumes.
Estes (congelados) foram apenas escaldados em água a ferver com um pouco de sal.
Escorra-os bem e dê, sobre eles, uma chuvadinha com sumo de limão 
e um leve fio de azeite.


Saliente-se como quiser ... sem dó nem piedade ... e muito menos com culpas ... !!! Divirta-se!


Fonte das imagens: Janiel Martins


segunda-feira, 30 de maio de 2016

SUSTENTO DA ALMA - "MEIO PÃO COM RECORDAÇÕES"



(Manuel da Fonseca)

"Meio Pão com Recordações" - conto do notável escritor português - Manuel da Fonseca - 
que deu título a esta matéria (para grande honra ...).
Manuel da Fonseca, 15/Outubro/1911 (Santiago do Cacém) a 11/Março/1993 (Lisboa).


Conto incluso no livro "O Fogo e as Cinzas" - 15ª edição, Editorial Caminho, Lisboa 1981.


Meio pão com recordações ...

Manuel da Fonseca, enquanto homem e enquanto guerreiro, usou a escrita como ferramenta de luta, denunciando os massacradores anos da vida em Portugal, no período da ditadura fascista, sobretudo das vidas dos (classicamente!) desfavorecidos e desprovidos da nobre protecção 
da liberdade, da justiça e da igualdade. 


Pão, água e imaginação ... 

A miséria e a exploração do homem pelo homem, os medrosos das igualdades, 
os corruptos e os tiranos (sustentados às custas dos pobres e dos explorados ... 
loucos combatentes por uma bandeira e por mentiras ... ingenuamente!!!!), 
os doentes do carácter, os vígaros oportunistas, 
os malfeitores travestidos de honrosas atitudes e condutas, a desgraça sempre a bater 
à porta da pobreza, qual texto do Marquês de Sade ... 
 ... têm carregado a História de mágoas e angústias, onde o amor, o conhecimento,
o trabalho digno e gratificante não co-habitam ...


O trabalho é um direito existencial e o motor da igualdade, da justiça e da liberdade
 ... deve ser ele a reger o mundo, 
em perfeita união com o amor e a sabedoria ... tal como postulam, tão nobremente,
os posicionamentos de Wilhelm Reich ...!!!


O CONTO














.....
...
.

Vidas apagadas ... sempre apagadas ... sempre as mesmas a estarem apagadas ... 
ou "Vidas Secas", como denuncia o
monumental escrito do nordestino Graciliano Ramos ...


... a velha foi ao armário ... ludibriando o desespero ... pelo menos durante o tempo da expectativa ...

... saudosamente, num devaneio de satisfação ... satisfeita com migalhas ...

... gente habituada a lidar de bem com o sofrimento ... alimentando-se de sonhos ...



Outros títulos de Manuel da Fonseca 



Meio pão com recordações ... se for ... que seja para TODOS ... por igual ...

... extermínio dos benefícios e regalias de uns às custas de outros ...

... o sistema tem que ter rosto, tem que ter culpados ... para a punição vingar ... no justo devido!

...   ...   ...   ...

AMOR - TRABALHO - CONHECIMENTO

Fonte das imagens: Janiel Martins
Livros da colecção particular.




domingo, 29 de maio de 2016

FAVAS FRESCAS COM OVOS

Ingredientes:

- Favas frescas

- Cebola
- Alho
- Louro
- Malagueta
- Coentros
- Tomate
- Polpa de tomate
- Pimento
- Cenoura
- Ovos
- Chouriço
- Sal 
- Azeite

Modo de preparação:


As doses e quantidades ... são as suas ...

Refoga-se, ligeiramente, a cebola em azeite.

Adiciona-se o sal, o louro, a polpa de tomate e a malagueta.
Picam-se os alhos, cortam-se as cenouras, o pimento e o tomate.
Misturam-se ao preparado.
O chouriço, previamente cortado aos quartos ... farão companhia no tacho ... !!!
Mexe-se com dedicação ... carinho e, até, com um pouco de sorridente safadeza ...
Juntam-se as favas (descascadas e lavadas. Jamais peladas - só para quem quer desperdiçar nutrientes ... !!!), que ficarão cobertas por água. 
Verificam-se os temperos.




Deixa-se cozinhar, após o que se colocarão os ovos até escalfarem ... incompletamente 
(ou ao gosto de cada).




Delicie-se com o molho das favas (que sabem a favas!) misturado com a gema do ovo ... ensopado num pão ao gosto!

Não desperdice a vitaminação ... acompanha um suco de laranja e de limão ... 
aromatizado com hortelã.


Saboreie uma sobremesa de nêsperas ... 


... frutos de produção caseira ... isentos de aditivos ...

... na sua naturalidade.

Saudavelmente ... num ...

... beijo, ternamente considerado, para a Fernanda e para o Paulo!

Excelente Domingo ... !!!

Fonte das imagens: Janielson Martins