quinta-feira, 31 de março de 2016

CAFÉ COM LETRAS - BARCELOS: UMA LIÇÃO DE PORMENORES (PARTE I)

Chegar a Barcelos é, para quem ficou viciado na cidade, uma reposição da calma que a ânsia de regressar não permite ter.

É como chegar a casa depois de uma temporada fora.

O conforto da chegada, transforma o desejo numa satisfação que enobrece as mais variadas emoções.

Repete-se a liberdade de circular, de olhar, de estar, de sentir e viver os locais que já pertencem aos nossos interiores.

A ausência tem algumas particularidades que nos conferem segurança. Há como que um adormecimento do real, permanecendo apenas os valores que cada um filtra para sua própria protecção e satisfação. É a dominância da gratificação face ao desencanto.
A presença, activa todas as representações, numa ânsia certificativa de que tudo está como foi deixado. Tudo se mantém nosso!

Em Barcelos, esta particularidade é tão evidente que, ao revisitar a cidade, sinto sempre necessidade de me circular sozinho, para unificar os carinhosos laços existentes entre a cidade e o meu sentimento por ela.
Preciso, indubitavelmente, de circular, de me circular nela e comunicarmos num namoro que só a nós pertence. O aconchego das nossas trocas de secretos murmúrios, unificam-nos, fortalecendo a pertença à cidade, ficando a cidade como referência. É coesão, sim! É fusão.  


O que poderá ser repetido, ainda que invariável, tem sempre novidades para contar. 
Só a familiaridade existente entre nós, permite sentir a cumplicidade por nós já alcançada.


Um passeio, independentemente das condições climatéricas, envaidece-nos na grandiosidade de quem ama e ama com segurança.
A cidade veste-se, ao meu olhar, num provocatório traje de elegância e de beleza que, dos seus mais ínfimos requintes, transbordam ondas de encantador charme e de humor reluzente para ânimo e gáudio do nosso novo encontro.

Foi uma notável manhã que passei, vagueando pelo centro histórico da cidade, enquanto aguardava por uns amigos, para almoçarmos.

Fui conversando com a cidade. A cidade foi conversando comigo, indicando-me, como sempre acontece, qual o itinerário a seguir.
Eu só me deixei levar.

Sugeriu-me pormenores que mereceram representação. 
Fui olhando, com a curiosidade convidativa da cidade. Era num murmurar baixinho que ele me soprava no ouvido, dirigindo-me, carinhosamente, o olhar para os pormenores que lhe chamavam à atenção e que achava ser eu, merecedor de ser o seu parceiro de partilha.


De entre os inúmeros estímulos que uma rua pode ter, estão sempre outros tantos que, pela riqueza do pormenor, activam as valorizações e corrigem prioridades.


Alguns desses estímulos foram fotografados, com a soprada indicação incansável e sorridente da cidade, no meu ouvido...

São duas matérias sobre este assunto. "Barcelos, uma lição de pormenor", sendo esta primeira crónica dedicado a elementos filiados na escultura e na arquitetura. A segunda crónica, a publicar brevemente, incidirá em elementos, predominantemente, de índoles arqueológicos e decorativos.

Sugerindo um escutar a cidade e um olhar atento ao que ela diz, encontra-se, garantidamente, muito material de nobreza artística e cultural.




























Preciosa manhã de namoro ...

Sugere-se a experiência!

Bem haja ... bela cidade de Barcelos!













Fonte das imagens: Janielson Martins

   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário