domingo, 17 de julho de 2016

CAFÉ COM LETRAS - FORRÓ COM SALMÃO E CAVIAR


Relembrando ... o óbvio ... jamais qualquer fragmento, 
que seja, 
de intimidação, 
perante a falta de um qualquer ingrediente ...!!!
Pois ...
... quem não tem cão, caça com gato ...!!!

SALADA DE SALMÃO E CAVIAR


Receita que, por causa do caviar, associei a uma representação bem 
forrózeira ... Forró ... no lugar ... no lugar certo ...!!!


FORRÓ

Ritmo musical, cantado e dançado, oriundo da Nordeste do Brasil e vivido
por onde estiver um nordestino ... ou, quem sabe, até um brasileiro ...!!!

Não sei se é verdade, lenda ou meio lenda e meio verdade ... 
... sei que gosto da história, gosto desta versão que comigo cresceu ...
... considero-a e conto-a ... foi assim que a vivi ...!!!

Conta-se, então, que "FORRÓ" é uma designação popular 
e de todos e para todos ... surgida de um engajamento das expressões
inglesas: "FOR" e "ALL" ...

... For All (que significa, "Para" e "Todos") ... no expressar nordestino, vira "Fó Ról",
evoluindo em várias expressões (escritas e, sobretudo, faladas!), até ao 
actual significante ... "Forró" ... música, então de todos 
e para todos ... For All ... Forró ...!!!

Forró ... desde o Pé de Serra até às últimas variantes,
passando por todas as transformações que o evoluíram ...
... é Forró ... My lovely Forró ... For All ...!!!


Enlevado pela banda musical ... Caviar com Rapadura ... é um 
merecido ajuste, salientar o Forró, como manifesto cultural brasileiro,
enformado categoricamente nas essências do Nordeste, 
comunhando com esta matéria.

Cantando em Forró ...

... sonora-se a voz ... versando a canção ... "Me Namora" ...

da banda de Forró - Caviar com Rapadura ... 
... num genuíno e louvável formato nordestino ...


... CAVIAR ... CAVIAR COM RAPADURA ... 

Eu acordei daquele jeito
Sei o que aceso
Um vulcão por dentro a me incendiar
E ao mesmo tempo leve
Um floco de neve
Branco e transparente solto pelo ar
E um sorriso aberto, e você por perto
Namorar é coisa boa
Êita coisa boa!

Não demora, não demora
Eu tô quente, a todo vapor
Me namora, me namora
Tô ardendo de tara e calor
Sinto meu coração bombeando pressão, carregado de amor

Isso é que é amor
Que deixa a gente leso, no mundo da lua
Abestalhado, tonto no meio da rua
Um bobo, menino, sorrindo, cantarolando pelo ar
Isso é que é amor
Pegando fogo 24 horas por dia
Derretendo iceberg madrugada fria
Que nem o mar gelado pode apagar

Tô queimando, queimando
Tô daquele jeito
Tô com o sei o que aceso pra te incendiar

Eu acordei daquele jeito
Sei o que aceso
Um vulcão por dentro a me incendiar
E ao mesmo tempo leve
Um floco de neve
Branco e transparente solto pelo ar
E um sorriso aberto, e você por perto
Namorar é coisa boa
Êita coisa boa!

Me namora, não demora
Eu tô quente, a todo vapor
Não demora, me namora
Tô ardendo de tare e calor
Sinto meu coração bombeando pressão, carregado de amor

Isso é que é amor
Que deixa a gente leso, no mundo da lua
Abestalhado, tonto no meio da rua
Um bobo, menino, sorrindo, cantarolando sem parar
Isso é que é amor
Pegando fogo 24 horas por dia
Derretendo iceberg madrugada fria
Que nem o mar gelado pode apagar

Tô queimando, queimando
Tô daquele jeito
Tô com o sei o que aceso pra te incendiar


Retomando o início do texto ...!!!

Ingredientes:


- Requeijão
- Salmão
- Caviar
- Tostas
- Alface
- Maçãs
- Limão
- Alho francês
- Pepino
- Cenouras
- Bróculos
- Ovos
- Alho
- Pimenta
- Alecrim
- Salva
- Endro
- Azeite
- Sal


Modo de preparação:

Coza os ovos e dê uma fervura nas cenouras.
Corte-as, bem como aos ovos.


Bróculos crus (seleccione só as flores e congele os talos para um futuro arroz ...),
pepino, alface e maçãs ... cortados aos pedaços e misturados
com os anteriores ingredientes, que já se empolgam numa ampla saladeira.
Adicione o requeijão, o caviar e o salmão (cru), previamente lascado.


Numa frigideira anti-aderente, deite um fio de azeite,
só um pouco de sal e transforme o alho francês, cortado,
num legume aderente à flacidez ... apenas isso.
Deixe arrefecer e verta sobre os ingredientes que esperam na saladeira.


Faça as honras com uma chuvada de ervas aromáticas, pimenta, alho picado e sumo de limão.
Mexa delicadamente e confira temperos.  


Acompanha com uma água de hibiscos com limão, tostas
 e uma boa conversa ... intercalada com um enfatizado forró ...!!!

Contrastes ... Coisas de Verão ...!!! Fazer o quê, né?

Fonte das imagens: Janiel Martins





Nenhum comentário:

Postar um comentário